Biologia, perguntado por nicollymourapampilly, 1 ano atrás

Sistema digestório dos anfíbios (órgãos e funções)

Soluções para a tarefa

Respondido por brunobandarc3
1
sistema digestivo dos Anfíbios é que no céu da boca é possível encontrar dentes vomerianos que não são dentes de verdade e tem a função de prender as presas.

Órgãos dos Sentidos
Olhos e visão: Os olhos estão protegidos por pálpebras móveis e glândulas lacrimais (protegendo o olho num meio seco e cheio de partículas estranhas como é o terrestre). As espécies que possuem olhos grandes e protuberantes alcançam um campo visual de 360o. Numa máquina fotográfica a imagem é focada no filme deslocando a lente para frente ou para trás. Os peixes, anfíbios e répteis focam os objetos dessa forma, deslocando o cristalino para perto ou longe da retina. Os anfíbios são capazes de reconhecer diferentes comprimentos de ondas da luz, mas ainda não há evidencias que garantam que eles reconheçam cores.
Os anfíbios possuem órgão pineal, que aparece como um ponto sem pigmentação na cabeça, entre os olhos. Está presente em girinos e adultos de alguns anuros. A função deste órgão está ligada à orientação no ambiente, pigmentação corporal e regulação da fisiologia adequada ao dia e noite.

Olfato
O sistema olfativo está localizado e protegido pela parte anterior do crânio dos anfíbios. O olfato dos anfíbios possui um sistema acessório chamado órgão vomeronasal (órgão de Jacobson). A informação do olfato é recebida pelo epitélio das narinas e pelo epitélio sensorial do órgão de Jacobson através de um orifício na parte superior interna da boca dos anfíbios, as coanas.

Audição: O aparelho auditivo dos anfíbios é único entre os vertebrados, possuem uma combinação de estruturas que funcionam na transmissão das vibrações do substrato e especialmente em anuros, do som vindo do ar. Os ouvidos são formados pela membrana timpânica (que recebe as vibrações do ar) e em salamandras, cecílias e alguns anuros, o tímpano não está diferenciado.

Sistema Circulatório
A circulação nos anfíbios é dita fechada, pois o sangue permanece em vasos. Também é dupla, já que há o circuito corpóreo e o circuito pulmonar e incompleto porque há mistura do sangue venoso com o arterial no coração.
O coração do anfíbio apresenta três cavidades: 2 átrios, nos quais há chegada de sangue ao coração; e um ventrículo, no qual o sangue é direcionado ao pulmão ou ao corpo do animal. O átrio esquerdo do coração coleta o sangue aerado, proveniente dos pulmões. O átrio direito recebe o sangue vindo do corpo. O ventrículo não está dividido, mas através da contração dessincronizada dos átrios e com a ajuda da válvula espiral, ocorre pouca mistura de sangue dentro do coração. Assim, o sangue oxigenado é levado para a cabeça e para o corpo, pelas artérias carótida, sistêmica e troncus arteriosus, enquanto a maior parte do sangue pobre em oxigênio sai do coração passando pela artéria pulmonar (também pulmocutânea), sendo oxigenado pelos pulmões e pela pele.

Sistema Respiratório
Formado por brânquias (pelo menos em algum estádio da vida), pulmões, pele (Fig. 6) e mucosa bucal, que é coberta por epitélios úmidos e densamente irrigados. Esses órgãos funcionam separadamente ou em combinação, dependendo da etapa da vida do animal. Nas salamandras, de 30 a 90% das trocas gasosas ocorre na pele. A respiração bucofaríngica pode ser responsável por 1 a 7 % das trocas gasosas.
Sistema digestório
Apresentam tubo digestivo completo com boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e terminado em uma cloaca. Os órgãos anexos presentes são fígado e pâncreas. Um par de narinas em comunicação com a cavidade bucal, fechadas por válvulas que impedem a entrada de água onde se realiza a percepção química.
A boca é larga e sem dentes. A língua, é bem desenvolvida, fica presa na região anterior da mandíbula, podendo ser projetada para fora, para a captura de presas, geralmente insetos e outros invertebrados. (Fig. 8) Alguns anfíbios têm uma espécie de dente no céu da boca (dentes vomerianos) que ajuda a imobilizar a presa. Na Floresta Amazônica e na região Centro-Oeste do Brasil existem espécies de rãs, que vivem o tempo todo dentro da água, que não possuem língua e capturam as presas dentro da água com a boca da mesma forma que os peixes.

Sistema Excretor
No metabolismo celular são produzidas excreções, que devem se eliminadas. Algumas, como o CO2 são libertadas pelas superfícies respiratórias, mas os resíduos devem ser retirados pelos sistemas excretores. O sistema excretor também precisa gerenciar o conteúdo hídrico do corpo.

Assim, todos os sistemas excretores realizam três processos fundamentais: filtração seletiva dos fluidos corporais através de membranas, condicionada ao tamanho das moléculas, pelo que moléculas úteis podem ser igualmente filtradas; regresso ao meio interno, nas quantidades adequadas, de substâncias anteriormente filtradas mais úteis ao organismo; secreção ativa de substâncias dos fluidos corporais para zonas do sistema já consideradas meio externo.

nicollymourapampilly: Eu quero saber de todo o sistema digestório
Perguntas interessantes