Geografia, perguntado por faejaque, 10 meses atrás

Sistema de governo que opera em conluio com grandes empresas (as quais são favorecidas economicamente pelo governo), que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas, exalta o poder estatal como sendo a fonte de toda a ordem, nega direitos e liberdades fundamentais aos indivíduos (como a liberdade de empreender em qualquer mercado que queira) e torna o poder executivo o senhor irrestrito da sociedade. DE QUAL DOS SISTEMAS DE GOVERNO ABAIXO SE TRATA ESSE TEXTO?

A. FACISMO
B. NAZISMO
C. COMUNISMO
D. CAPITALISMO
E. ANARQUIA

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
0

Oi, tudo bom?

O sistema de governo descrito no texto é o:

A. FACISMO


O fascismo é um sistema de governo totalmente centralizador, onde todo o poder político é concentrado nas mãos do Estado, sendo um dos seus lemas uma frase proferida por Benito Mussolini, líder fascista italiano: ''Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado''. Na parte econômica, novamente o Estado volta a mostrar a sua força, favorecendo grandes capitalistas que fazem parte da base governista. Como no fascismo o Estado é o centro de tudo, as liberdades fundamentais são por muitas vezes negadas aos indivíduos, como o direito de ir e vir, a liberdade de imprensa, etc.


Bons estudos!


faejaque: Mas o que acontece na prática é bem diferente, conforme temos visto na Venezuela, em Cuba e na Coréia. Estados ditatoriais que interferem na vida particular dos cidadãos tomam as propriedades privadas, total controle da mídia, total intervenção na economia, fortalecimento absurdo do poder militar (como aconteceu na Venezuela) uma população a mercê do Estado.
faejaque: O Liberalismo econômico e a Globalização trouxeram exatamente a garantia da liberdade econômica a todos os cidadãos e o direito à propriedade privada, o que não acontece no comunismo. A Globalização fortalece a geração de empregos (foi o que Lula fez em 2008) abriu o Brasil para um mercado globalizado, por isso tivemos um milagre econômico no período.
faejaque: O mercado globalizado faz com que vários países participem do processo econômico dos produtos, o que gera crescimento econômico dos Países, gerando mais renda e mais emprego.
ProjetoPolímata: De fato, não houve ainda na história nenhum movimento revolucionário que, ao chegar no poder, quisesse perdê-lo. A burguesia faz de tudo para conversar o seu poder, e os revolucionários comunistas ao se instalarem nos governos criam uma casta de burocratas ligados ao partido também.
ProjetoPolímata: Depende amigo, tenho minhas dúvidas. O liberalismo já era, os países com maior IDH do mundo são economias dirigidas pelo Estado, caso dos países nórdicos. A futura potência do mundo, a China, igualmente. A mão invisível do mercado, como proposta por Adam Smith, falhou. Sempre que o capital entra em crise é o Estado que salva, vide Crise de 29 ou a mais recente em 2008.
faejaque: O Comunismo não dá certo por causa do egoísmo, do egocentrismo, da ambição e da avareza daqueles que chegam e ficam no poder. Governos comunistas não geram renda, não geram produtividade, os governantes se tornam sanguessugas da população.
faejaque: Não discordo de você porque na teoria tudo é perfeito desse jeito mesmo.
ProjetoPolímata: O liberalismo tem lá suas boas premissas, não nego. Porém o liberalismo em questão aqui não se trata mais do liberalismo clássico, de Adam Smith ou Locke, é o neoliberalismo, cada vez mais agressivo e comprometido com o capital internacional, que provoca justamente a desigualdade social. Você criticou, corretamente, os países dito socialistas, mas e no capitalismo? Não há pobreza? Eu vejo mendigos no Brasil, nos EUA.
ProjetoPolímata: Eu não sou comunista, que fique claro. Porém, tenho interesse na critica marxista ao capitalismo. por exemplo. Mas vale notar também que o ''comunismo malvadão'' transformou a Russia, um país feudal em 1917, em potência mundial em menos de 60 anos. O avanço foi inegável, e o Brasil continuou aqui, com seu liberalismo subserviente aos interesses norte-americanos. É pra se pensar
faejaque: "As classes e as raças, fracas demais para conduzir as novas condições da vida, devem deixar de existir. Elas devem perecer no holocausto revolucionário" (Karl Marx / Gazeta Renana - 1849)

"All the other large and small nationalities and peoples are destined to perish before long in the revolutionary world storm. For that reason they are now counter-revolutionary."

fonte: marxists.anu.edu.au/archive/marx/works/1849/01/13.htm
Perguntas interessantes