Sistema de governo que opera em conluio com grandes empresas (as quais são favorecidas economicamente pelo governo), que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas, exalta o poder estatal como sendo a fonte de toda a ordem, nega direitos e liberdades fundamentais aos indivíduos (como a liberdade de empreender em qualquer mercado que queira) e torna o poder executivo o senhor irrestrito da sociedade. DE QUAL DOS SISTEMAS DE GOVERNO ABAIXO SE TRATA ESSE TEXTO?
A. FACISMO
B. NAZISMO
C. COMUNISMO
D. CAPITALISMO
E. ANARQUIA
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Oi, tudo bom?
O sistema de governo descrito no texto é o:
A. FACISMO
O fascismo é um sistema de governo totalmente centralizador, onde todo o poder político é concentrado nas mãos do Estado, sendo um dos seus lemas uma frase proferida por Benito Mussolini, líder fascista italiano: ''Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado''. Na parte econômica, novamente o Estado volta a mostrar a sua força, favorecendo grandes capitalistas que fazem parte da base governista. Como no fascismo o Estado é o centro de tudo, as liberdades fundamentais são por muitas vezes negadas aos indivíduos, como o direito de ir e vir, a liberdade de imprensa, etc.
Bons estudos!
faejaque:
Mas o que acontece na prática é bem diferente, conforme temos visto na Venezuela, em Cuba e na Coréia. Estados ditatoriais que interferem na vida particular dos cidadãos tomam as propriedades privadas, total controle da mídia, total intervenção na economia, fortalecimento absurdo do poder militar (como aconteceu na Venezuela) uma população a mercê do Estado.
"All the other large and small nationalities and peoples are destined to perish before long in the revolutionary world storm. For that reason they are now counter-revolutionary."
fonte: marxists.anu.edu.au/archive/marx/works/1849/01/13.htm
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás