História, perguntado por deyresnan, 11 meses atrás

sistema capitalista se compõe e se espalha de tal forma que as expressões da questão social se manifestam de maneira avassaladora em um país subdesenvolvido como é considerado o Brasil. Mesmo com tantas riquezas naturais, não demonstra capacidade de ?gestão?, se comparado com outras grandes potências. Sobre o capitalismo, assinale a alternativa CORRETA:​

Soluções para a tarefa

Respondido por jotqe5543
0

Resposta:A Questão Social no Capitalismo

O Serviço Social em tempo de capital fetiche

Marilda Iamamoto

Cap. 2 Capital Fetiche, Questão Social e Serviço Social

Um fetiche é um objeto material ao qual se atribuem poderes mágicos ou sobrenaturais, positivos ou negativos.

Karl Marx desenvolveu uma teoria econômica e política para o fetiche, central em sua obra, que é aplicada, por exemplo, à crítica dos meios de comunicação de massa, da mercadoria e do capital.

O fetiche relaciona-se à fantasia (simbolismo) que paira sobre o objeto, projetando nele uma relação social definida, estabelecida entre os homens.

O Capital Fetiche

Para Iamamoto (2010, pág. 93):

\u201co caráter alienado da relação do capital, sua fetichização, alcança seu ápice no capital que rende juros, que representa a mera propriedade do capital como meio de apropriar-se do trabalho alheio presente e futuro. [...] Aparece como coisa autocriadora de juro, dinheiro que gera dinheiro.[...] Obscurece as cicatrizes de sua origem, assumindo a forma mais coisificada do capital, que Marx denomina de capital fetiche. A relação social está consumada na relação com uma coisa, do dinheiro consigo mesmo.\u201d

Mundialização da economia, capital financeiro e questão social

O Serviço Social, assim como a questão social, se relaciona com o aparecimento das mazelas próprias à ordem burguesa, com as sequelas necessárias dos processos que comparecem na constituição e no evolver do capitalismo, em especial aqueles concernentes ao binômio industrialização/urbanização, tal como este se revelou no curso do Século XIX.

Explicação:

Perguntas interessantes