SISTEMA BANCÁRIO ABERTO
No dia seguinte à publicação da medida que muda o funcionamento do cheque especial, o BC abriu consulta pública acerca das regras de implementação do chamado Open Banking, ou sistema financeiro aberto, uma das principais apostas da autoridade monetária para induzir maior competição no mercado bancário e reduzir juros aos consumidores.
Nesse sistema, o cliente passa a ser dono de seus dados financeiros e não mais o banco ou corretora em que ele mantém uma conta bancária ou de investimentos. Desde que autorize o compartilhamento de suas informações, o correntista poderá acessar, num único site ou aplicativo de celular, todas as suas contas e, principalmente, ter acesso a ofertas mais vantajosas de bancos ou fintechs diferentes de seu banco de origem.
A expectativa é que o cliente possa acessar, num único lugar, diversas ofertas de produtos financeiros, como hoje ocorre com sites que reúnem os melhores preços de passagens aéreas, hotéis e eletrodomésticos.
Para que isso funcione, o Banco Central precisa definir uma série de padrões e, assim, permitir que todas as instituições financeiras possam disponibilizar e acessar dados numa mesma plataforma, “falando a mesma língua”. Hoje, cada banco ou fintech tem o seu próprio sistema, e a eles pertencem os dados de seus clientes.
O plano é que, dentro de três anos, o sistema esteja em pleno funcionamento no Brasil. Na avaliação de Damaso, ele tem potencial de baratear mais os juros do cheque especial que, a despeito das novas regras, segue caro.
Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2019 (adaptado)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
I – O Banco Central (BC) pretende fortalecer os clientes em relação ao oligopólio bancário no Brasil, onde cinco grandes bancos dominam o mercado bancário.
PORQUE
II – A transparência de mercado, ou seja, os clientes terem acesso à todas as informações é um estímulo à competição, que no limite seria a concorrência perfeita.
Assinale a alternativa correta:
A - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C - As asserções I e II são proposições falsas.
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás