• sistema ABO (sangue);
• fator Rh (sangue);
• heredograma.
Elaborem 10 questões com pergunta e respostas sobre. Me ajugem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1
O fator Rh está relacionado a um problema grave conhecido como eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido, na qual anticorpos produzidos pela mãe atravessam a placenta e agem contra as hemácias do feto. Sobre esse problema, marque a alternativa correta:
a) Na eritroblastose fetal, a mãe é Rh negativo, assim como o pai da criança.
b) A eritroblastose fetal ocorre apenas em mulher Rh positivo.
c) A eritroblastose fetal só acontece em mulheres previamente sensibilizadas.
d) A eritroblastose fetal pode ser prevenida com a aplicação de sangue Rh positivo na mãe logo após o parto da segunda criança positiva.
e) A eritroblastose fetal ocorre apenas em filhos Rh negativos.
Questão 2
O fator Rh é condicionado por dois alelos que possuem dominância completa. O R é dominante e determina o sangue Rh positivo, enquanto o r é recessivo e determina o sangue Rh negativo. Diante dessa afirmação, marque a alternativa incorreta.
a) Pais Rh negativo terão filhos apenas Rh negativos.
b) Pais Rh positivos não podem ter filhos negativos.
c) O indivíduo heterozigoto é Rh positivo.
d) Pai homozigoto dominante e mãe homozigota recessiva sempre terão filhos Rh positivo.
e) Pais homozigotos dominantes só terão filhos Rh positivos.
Questão 3
Imagine que uma mulher Rh positiva heterozigota para essa característica tenha um filho com um homem Rh negativo. Qual a probabilidade de nascer uma criança Rh positiva?
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%
Questão 4
(UEPB) Analise as proposições abaixo, referentes à eritroblastose fetal (DHRN).
I. É condição para sua ocorrência a incompatibilidade sanguínea para o Sistema D (Rh) entre os parentais, sendo a mãe Rh– e o pai Rh+.
II. É necessário que a mãe esteja previamente sensibilizada para que a DHRN venha a se manifestar.
III. Em casal em que a mulher é dd e o homem é Dd, a probabilidade de manifestação da doença na 1ª gestação, considerando-se que a mulher não tenha recebido transfusão de sangue de tipo Rh+, é de 50%.
IV. Em casais em que a mulher é Rh– e o homem Rh+, não estando a mulher previamente sensibilizada, o(a) primeiro(a) filho(a) Rh+ não manifestará DHRN, pois durante a gestação não ocorre contato entre o sangue da mãe e do nascituro.
Estão corretas apenas as proposições:
a) II, III e IV.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) I e III.
e) II e IV.
Questão 5
(FCMSCSP) Um casal de sangue Rh positivo, cujo genótipo é Rr, tem três filhos também Rh positivo. A probabilidade de o quarto filho desse casal ter o mesmo fenótipo dos pais e dos irmãos é:
a) Nula
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%
Resposta - Questão 1
Alternativa “c”. Para que ocorra a produção de anticorpos anti-Rh, é necessário o contato prévio de uma pessoa Rh negativo com sangue positivo. Sendo assim, em uma primeira gestação não ocorre a eritroblastose.
Resposta - Questão 2
Alternativa “b”. Pais Rh positivos podem ser heterozigotos (Dd) e, portanto, podem ter filhos Rh negativos.
Resposta - Questão 3
Alternativa “c”. O cruzamento será feito entre uma mulher Rr e um homem rr. Com isso, temos os seguintes possíveis genótipos: Rr, Rr, rr, rr. Os filhos com Rh positivo são aqueles que apresentam o alelo R, o qual é dominante e determina essa característica. Assim, podemos concluir que a probabilidade de filhos Rh positivo é de 50%.
Resposta - Questão 4
Alternativa “b”. A alternativa III está incorreta, pois na primeira gestação não ocorre a eritroblastose, como explicado na alternativa IV.
Ver a questão
Resposta - Questão 5
Alternativa “d”. Os pais são Rr – logo, do cruzamento entre Rr x Rr, são esperados os seguintes genótipos: RR, Rr, Rr, rr. Como R é dominante, a probabilidade de um filho nascer Rh positivo é de 75%.