sintetize o esquema administrativo administrado organizado pelo governo de portugal para controlar a regiao mineradora
Soluções para a tarefa
- Intendência das Minas (1702): principal órgão administrativo, distribuía as terras para exploração do ouro e fazia a fiscalização e a justiça.
- Casas de Fundição: onde era cobrado o principal imposto, o quinto (quinta parte do ouro para a Metrópole), depois o ouro era fundido e transformado em barras com o selo real, só assim podia ser legalmente negociado.
- Em 1729 a Coroa determinou o isolamento da área ao redor do Arraial do Tijuco (MG) para exploração de diamantes: a partir de 1740 a exploração foi concedida à particulares (o contratador), em 1771 foi criada a Intendência dos Diamantes em que a Coroa assumiu o monopólio da exploração.
O esquema administrativo organizado pelo governo de Portugal para o controle da região mineradora pode ser sintetizado em: intendência das minas, casas de fundação e isolamento da área próxima ao Arraial do Tijuco.
A intendência das minas foi estabelecida no ano de 1702 e consistia no principal órgão da administração portuguesa.
As casas de fundição compreendiam os locais onde se cobravam o quinto (imposto que consistia na quinta parte do ouro enviado à metrópole).
E o isolamento do Arraial do Tijuco, em Minas Gerais, visava a exploração dos diamantes da região.
Bons estudos!