História, perguntado por hemillymaisa, 10 meses atrás

////////////////////////////////////////////

Sintetize as principais características da Revolução Pernambucana, destacando:

a) Situação de Pernambuco;

b) Motivo da revolta;

c) Proposta dos revoltados;

d) Locais de abrangência;

e) Desfecho;


ME AJUDEM PLEASEEEEE :3

PRECISO PRA HOJEEE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EADtaccomplicado
5

Resposta:

A Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, foi um movimento de caráter liberal e republicano que eclodiu no dia 6 de março de 1817 em Pernambuco, no Brasil.

Motivo

Essa revolta teve como causa direta as mudanças ocasionadas nessa região por causa da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808. A Revolução Pernambucana de 1817, assim como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana

havia nesse movimento a participação de grandes proprietários que eram contrários à abolição. A Revolução Pernambucana espalhou-se pelas capitanias vizinhas e alcançou a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o Ceará.

foi um movimento emancipacionisa onde grande parte da população se rebelou contra a monarquia portuguesa. Entre os envolvidos estão grandes proprietários de terras, parte mais humilde da comunidade e o governo português.

Desfecho

Tropas vindas da Bahia e uma força naval bloqueou o porto de Recife forçaram o governo provisório revolucionário a se render. Alagoas e Rio Grande do Norte passaram a ser províncias independentes a partir de então (pertenciam a Pernambuco).

Explicação:

Espero que eu tenha ajudado :-)


hemillymaisa: Nossa, muito obrigada ❤❤
EADtaccomplicado: dnd❤️
Perguntas interessantes