História, perguntado por medicina, 1 ano atrás

sintetize a crise política que abalou o governo vargas, explicando o que queriam seus opositores e como ele reagiu.

Soluções para a tarefa

Respondido por lioanedjkf
311
a crise do governo de vargas intensifico-se quando Carlos Lacerda sofreu um atentado na porta de casa,o atentado da rua toneleiro,com a participação de gregório fortunato chefe da guarda presidencial. a oposição taxou o próprio vargas de mandante. as pressões agravadas pela repercussão levaram vargas a uma atitude drástica,com um enorme pacto político em toda a nação:suicidou-se com um tiro no peito
Respondido por EduardoPLopes
25

A crise política que abalou o mandato democrático de Vargas foi causada por disputas internas entre grupos políticos brasileiros, estando de um lado o trabalhismo, movimento político mais à esquerda, representado por Vargas, e do outro do conservadorismo, representado pelas elites nacionais e defendido pelo Exército.

Na ocasião Vargas, que sofria pressão popular pelos maus resultados da economia, aumentou o salário mínimo em 100% e anunciou João Goulart, político de esquerda, para o Ministério do Trabalho, sendo fortemente criticado pelos setores conservadores, que o criticavam diariamente por meio dos jornais.

Um destes jornalistas sofreu um atentado (fracassado), e Vargas foi apontado como mandante do crime. Sob forte pressão, suicidou-se, impedindo, com o seu ato, que os seus opositores tomassem o poder (coisa que só aconteceria dez anos depois).

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/789332

Anexos:
Perguntas interessantes