Síntese sobre os principais movimentos de resistência ao processo de exploração do trabalhador entre o final do século XIX e o começo do século XX.
Soluções para a tarefa
Resposta: O movimento sindical brasileiro começou no final do século 19 e seu principal objetivo era acabar com a exploração capitalista e estabelecer uma nova sociedade. Nos 10 anos do século seguinte, passou por vários anos de desenvolvimento, quando a principal cidade brasileira foi sacudida pela greve.Um dos eventos mais importantes foi a greve em São Paulo em 1917, onde 70 mil trabalhadores cruzaram os braços. , Pedido de melhoria das condições de trabalho. E aumentos salariais. Apesar de algum progresso na legislação social, o movimento trabalhista na década de 1920 ainda era difícil, e o movimento trabalhista foi forçado a enfrentar enormes desafios, incluindo o aumento da repressão governamental ao governo. No entanto, não podemos deixar de perceber que foi nesta década que o movimento sindical brasileiro ganhou maior legitimidade entre os próprios trabalhadores e a sociedade como um todo, e se tornou muito mais fácil nas décadas seguintes. Participantes políticos em ação.
Explicação:a classe operária assumiu a liderança de articulação sindical nacional, e sua principal conquista obtida pela greve de 1917 foi a criação do Ministério do Trabalho, cujo objetivo era enfrentar a questão social dos baixos salários.
os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do país e na criação de jornais, divulgando seus ideias do movimento operário no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, recebeu forte influência do anarquismo e do anarco-sindicalismo, deve uma significativa vitoria como a proibição do trabalho infantil de menores de 12 anos e a fixação da jornada de trabalho de oito horas diárias movimentaram as principais bandeiras da classe trabalhadora no início da organização sindical no Brasil. O sindicalismo brasileiro surgiu no ABC em São Paulo organizando greves nas principais montadoras e derrotando dirigentes sindicais de Pelega, apesar da grande resistência imposta pelos governos da Primeira República.