Síntese sobre a importância da arte no período do modernismo no Brasil (Tem que ter pelo menos 30 linhas). Desde já agradeço!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Modernismo no Brasil teve início na primeira metade do século XX. O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922. O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.
O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira. Os modernistas, adotaram a simplificação do discurso, se aproximando da linguagem popular.
Seguindo a essência do movimento modernista na Europa, o Modernismo no Brasil preservou características como o rompimento com a estética tradicional, valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade brasileira através da arte.
O Modernismo no Brasil reuniu gerações de artistas, que embora se assemelhassem pelas características de suas obras, em alguns aspectos divergiam entre si. O Modernismo deixou um legado de grande importância para a cultura brasileira.
Considerado um divisor de águas na história da arte brasileira, o Modernismo no Brasil seguiu a tendência modernista que já havia estourado na Europa. Surgido em um momento de insatisfação política, o Modernismo no Brasil foi desencadeado a partir de influências das tendências artísticas das vanguardas europeias.
Iniciado oficialmente com a Semana da Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, o movimento teve grande repercussão na cena artística e cultural brasileira. Após um mês da Semana de Arte Moderna, o Brasil presenciou um importante momento na política: as eleições presidenciais e a fundação do Partido Comunista em Niterói.
O Brasil da época modernista era uma república recente em busca de sua identidade. Portanto, havia uma geração de artistas e intelectuais que pregavam a ideia de que a arte deveria transmitir a identidade brasileira naquele momento.
Em 1926 Mário de Andrade, um dos principais nomes do Modernismo, fundou o Partido Democrático. Os reflexos da Primeira Guerra Mundial também estavam presentes na sociedade brasileira e o cenário político nacional favorecia um posicionamento diferente.
Pensando em reestruturar o país politicamente, motivados romper com a estética tradicional, o Modernismo no Brasil veio com a proposta de que a arte deveria ser a voz da identidade brasileira e que a arte não deveria ter amarras estéticas nem preocupações com estilos rígidos ou normas acadêmicas.
Espero que eu tenha ajudado! bons estudos ^^