Síndrome de Patau é uma condição rara e de graves malformações múltiplas, que, geralmente, estão associadas a um prognóstico ruim. É causada pela trissomia do cromossomo 13 e geralmente de origem materna.
Com relação a esta síndrome, assinale a alternativa correta.
a) A frequência de abortamentos espontâneos com síndrome de Patau é muito pequena; os que sobrevivem e nascem, são os menos afetados.
b) A sobrevida média é de 3 meses; 50% das crianças morrem na primeira semana de vida; 95% das crianças evoluem a óbito antes dos 3 anos de idade.
c) Os afetados apresentam malformações congênitas leves e não perceptíveis, entre elas: microcefalia, microftalmia ou anoftalmia, pregas epicânticas internas, hipertelorismo, nariz grande e achatado.
d) Os defeitos congênitos em órgãos internos frequentemente são raros.
e) O peso ao nascer é baixo, mas não apresentam dificuldade para alimentação e o desenvolvimento não é normal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta: Letra B
Explicação:
A) Incorreta. A taxa prevista para gestações bem sucedidas quando o feto apresenta a síndrome de Patau é de apenas 2,6%.
C) Incorreta. O feto apresenta malformações graves e perceptíveis ainda na vida fetal por meio de exames pré-natais, como a ultrassonografia.
D) Incorreta. Portadores da síndrome de Patau frequentemente apresentam defeitos congênitos em órgãos internos, como malformações no sistema nervoso central, cardiopatias e rins policísticos.
E) Incorreta. Um dos sintomas característicos da trissomia do cromossomo 13 é a fenda palatina, o que ocasiona alterações na deglutição e sucção. O portador dessa síndrome frequentemente necessita do auxílio de uma sonda nasogástrica para se alimentar.
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás