Português, perguntado por brunasantosq, 1 ano atrás

Sinceramente, como vocês avaliam esta redação ?

Nas grandes e médias cidades brasileiras altos índices de acidentes de trânsito são constantes. Uma significativa parcela desses acidentes ocorre devido à ingestão de bebida alcoólica seguida de direção. Para minimizar tais efeitos , a Lei Seca, criada em 2008 valeu-se de bafômetros e intensa fiscalização policial para detectar consumidores ao volante e diminuir os acidentes. Apesar de avanços como a tolerância zero ao álcool e aplicação de multa superior a novecentos reais, barreiras como as propagandas de bebida e o consumismo exagerado de carros impedem resultados mais positivos.
  Propagandas televisivas de cerveja não conscientizam. Os anúncios de bebida na televisão destacam o poder do produto , especificam sua qualidade e garantem certos atributos muitas vezes inexistentes , porém reservam poucos segundos para a frase : Se beber, não dirija. Além disso , a venda de bebidas para menores de idade  contribui para o prolongamento do vício , pois, segundo um artigo da revista Mundo Jovem quanto mais rápido alguém começa a beber mais difícil será para largar o alcoolismo .
  Outro fator , refere-se ao consumismo desenfreado de automóveis. Desde o século passado , com o Fordismo, a sociedade urbana vem aumentando sua frota de carros e atualmente muitos preferem congestionar o trânsito à pegar carona com alguém. Mas, principalmente, a falta de transporte público de qualidade é que impulsiona essas aquisições.
  Portanto , para que a Lei Seca atinga novos patamares, faz-se necessário campanhas publicitárias em intervalos regulares além de um aumento no tempo destinado a prevenção de acidentes em propagandas de cerveja. Ademais,  fazer a renovação do transporte público e adotar em longo prazo os VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos). Isso acarretará na melhoria de serviços para população a medida que esta dará preferência aos transportes coletivos, aumentando a mobilidade urbana sem poluir o mais meio ambiente.

Soluções para a tarefa

Respondido por valdevino
2
À avalio como  regular,pois é rica em argumentos  porém não foram bem organizados faltou apresentar a fonte do fato apresentado no 3° paragrafo.
Respondido por Usuário anônimo
4
Você aproveitou o tema do ENEM deste ano? Bem, eu gostei bastante. Você aproveitou bem as "leis" de uma boa dissertação. Apresentou bem o tema, mas acho que ficou um pouco longa a introdução. Ela poderia ser mais enxuta.

O segundo parágrafo destaca uma linha argumentativa: a publicidade de bebida só ajuda no vício. Mas você apresentou o problema do alcoolismo na juventude como um outro argumento embutido no primeiro, então sugiro que você crie causa-consequência: a publicidade incita os jovens a beberem, e aí sim você apresenta seu argumento do Mundo Jovem.

O terceiro parágrafo também apresenta um bom argumento, mas você não criou relação com Lei Seca ou motoristas embriagados. É claro que fica subentendido, mas é sempre bom você criar a relação que está na sua mente, tudo isso vai intensificar sua linha argumentativa.

O último eu gostei também, você apresentou uma conclusão e também apresentou sua opinião para o que deve ser feito. Só achei desnecessário que você misturou mobilidade e meio ambiente, e não um final realmente impactante, como a gente espera.


Em geral, é uma boa redação, que só precisa de um ajustes. Além disso, não sei se há erro de digitação, mas vi alguns erros de concordância e quanto ao uso da crase. Parabéns e gostei mais da sua redação do que da minha, continue assim.
Perguntas interessantes