(Simulado Enem)
O texto a seguir reproduz um e-mail e parte da respectiva resposta, publicados na coluna de aconselhamento psicológico Fale com ela, da psicanalista Betty Milan. De acordo com as regras adotadas pela coluna, a mensagem eletrônica não traz identificação do remetente.
A primeira moça que eu conheci tinha 18 anos. Eu era um ano mais velho, e nós namorávamos muito bem. Eu era respeitoso, pois tenho probidade e sisudez, mas descobri que ela saía com outros rapazes. Todas as outras que eu namorei tinham defeitos que eu não tenho, fumavam, bebiam e se drogavam. Hoje, a maioria das mulheres quer ficar se alcoolizando, se drogando e até se prostituindo. Quando eu, que sou circunspecto, bizarro, sisudo, vou encontrar uma mulher correta, sem tantos defeitos e com alto grau intelectual?
O seu e-mail me obrigou a consultar mais de uma vez o dicionário. Primeiro, para saber por que você se gaba de ser sisudo, adjetivo que, na língua falada, tem uma conotação por vezes negativa. Consta, no "pai dos burros", que sisudo é quem tem siso, ou seja, bom senso, juízo. [...] Depois da primeira consulta, eu voltei ao dicionário para saber o que significa bizarro. No primeiro sentido, significa gentil, nobre, generoso, porém no quinto significa esquisito, e eu me disse que você talvez veja tantos defeitos nas mulheres e tão poucas qualidades por ser esquisito.
Revista da Folha, 12 mar. 2006.
Aponte a alternativa INCORRETA a respeito do e-mail e do fragmento da resposta.
A
No e-mail predomina a função emotiva, já que o remetente usa a linguagem com o objetivo principal de criar uma imagem positiva de si.
B
A colunista dá mostras de ser uma pessoa inculta, que não conhece o sentido correto das palavras, interpretando-as de acordo com seu uso incorreto, típico da língua falada.
C
No fragmento da resposta predomina a função metalinguística. A colunista comenta as palavras selecionadas pelo remetente para desmascará-lo: ele é uma pessoa que exibe seu conhecimento de maneira esnobe, sem ajustar seu discurso à situação.
O remetente do e-mail intencionalmente emprega um registro excessivamente formal da linguagem para, por meio desse recurso, dar credibilidade à imagem que pretende criar de si.
E
Em sua resposta a colunista compara o sentido de certas palavras na linguagem falada e na linguagem formal, mostrando que as palavras podem gerar interpretações distintas conforme o contexto em que são empregadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
;-; minha fia acho que é a... E
Explicação:
leia o texto para saber
mateusberti2013:
não é :(,mas tipo eu já li mas ainda nã entendi
Respondido por
3
Resposta:
Letra B
A colunista dá mostras de ser uma pessoa inculta, que não conhece o sentido correto das palavras, interpretando-as de acordo com seu uso incorreto, típico da língua falada.
Perguntas interessantes