História, perguntado por dilori123, 11 meses atrás

SIMPLEFIQUEM POR FAVOR!!!!!

OQUE É PURITANO ( CALVINISMO)

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunnaGdS
4
Puritanos são os seguidores de Calvino. São pessoas que possuem uma fé cristã.
Respondido por renatinha221
2
RESENHA: Calvinismo
KUYPER, Abraham. Calvinismo. Editora Cultura Cristã, 2002.
O século dezenove é marcado pela mentalidade moderna do iluminismo, onde a humanidade é elevada ao centro da realidade e o indivíduo é posto no centro do mundo. É nesse contexto que Abraham Kuyper, toma a bíblia como a base incondicional sobre a qual deveria ser erguida toda a estrutura do conhecimento humano em cada departamento da vida. Contrastando assim com toda tendência teológica e filosófica emergente de sua época. O referido autor, doutor em teologia sagrada, além de fundador da Universidade Livre de Amsterdã e outros feitos tais como membro da Casa Baixa do Parlamento Holandês, Ministro de Estado e escritor de vários artigos e obras que fizeram dele um ser cuja mente não estranhava nenhum conhecimento do departamento humano.
Esta obra é fruto das palestras proferidas pelo doutor Kuyper, em 1898, nos Estados Unidos da América, no Seminário Teológico de Princeton, cujo conteúdo é um conjunto de alternativas no relacionamento com Deus, com o
próximo e com o mundo, apresentando-nos a fé cristã como opção em face das ideologias que propunham a emancipação e libertação do homem de toda autoridade divina. Em si, o presente livro é uma visão abrangente da vida pelo Calvinismo, como alternativa para existência humana.
A expressão Calvinismo é usada pelo autor em seu significado mais amplo, referindo-se a um sistema que alcança todos os aspectos da vida humana.
Trabalha-se o Calvinismo não em seu sentido histórico, filosófico ou político, mas sim, científico. Nesta obra, o Calvinismo consiste num sistema lógico de teologia, em uma ordem eclesiástica democrática própria, impelida por um sentido rigorosamente moral. Daí, o livro ser composto de seis temas que vai desde o Calvinismo como um sistema de vida até o seu relacionamento com religião,
política, ciência e arte.
É impressionante como nessa obra, o Calvinismo é abordado. Ele é tido como uma evolução do protestantismo, como um estágio de desenvolvimento superior e mais rico. Tornando-se imprescindível sua leitura para uma exata
compreensão de seu significado já há tanto ofuscado pela ignorância ou até mesmo pelas distorções a ele feitas. Nações que adotaram o Calvinismo, experimentaram transformações em todos os ditames de sua existência, são um verdadeiro exemplo do que acabamos de afirmar. Portanto, uma verdadeira compreensão do Calvinismo, torna-se extremamente relevante para o indivíduo, igreja e sociedade pós-moderna.
Enfim, o autor, doutor Kuyper, conclui a sua obra enfatizando o Calvinismo como tendo uma agenda para o futuro. Que é necessário um novo desenvolvimento calvinista em conformidade com os desafios do futuro e expõe com clareza o que significa um retorno ao Calvinismo, que vai muito mais além do que ter conhecimento dos tão mencionados 5 pontos do Calvinismo.
Apesar de ter sido escrita há mais de cem anos, esta obra cumpre os intentos de seu autor, quando nos apresenta o Calvinismo de modo tão apropriado para os nossos dias, que em muito se torna semelhante aos de outrora. De forma
apropriada, é ressaltado não só os aspectos positivos do calvinismo, bem como se explica a sua possível e aparente fragilidade. Recomenda-se uma leitura sem preconceitos e a partir daí, tentar resgatar uma cosmovisão reformada da vida, da religião, da política, da ciência e da arte.
Perguntas interessantes