Filosofia, perguntado por Txcoringa, 10 meses atrás

Simone de Beauvoir (1908-1986), escritora e filósofa francesa, fez a seguinte ponderação acerca da Revolução Francesa de 1789:

“A Revolução burguesa mostrou-se respeitosa às instituições e aos valores burgueses; foi feita quase exclusivamente pelos homens. Durante a Revolução, a mulher goza de uma liberdade anárquica. Mas quando a sociedade se reorganiza, volta a ser duramente escravizada”.
Segundo a autora:


Escolha uma:
a. a Revolução preservou a igualdade de direitos de toda a população.
b. a ausência participativa da mulher na revolução provocou a sua exclusão na sociedade burguesa.
c. além dos setores sociais não burgueses, as mulheres também foram excluídas das conquistas revolucionárias.
d. a Revolução foi reacionária, uma vez que restabeleceu o escravismo em plena era industrial.
e. a Revolução trouxe benefícios a todas as camadas da sociedade, excluindo apenas as mulheres.

Soluções para a tarefa

Respondido por flambofinn
0

Resposta:

C

Explicação:

Apesar de mulheres e camponeses participarem da revolução Francesa, após o processo, a burguesia tomou o poder e excluiu esses grupos

Respondido por rubensousa5991
0

Simone de Beauvoir foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa. Embora ela não se considerasse uma filósofa, ela teve uma influência significativa tanto no existencialismo feminista quanto na teoria feminista. Temos então como resposta:

  • c. além dos setores sociais não burgueses, as mulheres também foram excluídas das conquistas revolucionárias.

Simone Beauvoir

Simone Beauvoir é parte importante na Segunda Onda do feminismo. Seu tratado, O Segundo Sexo, é considerado um importante ponto de partida da segunda onda do feminismo. Sua observação de que “ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher”, marca a primeira diferenciação da disciplina entre sexo biológico e gênero social.

O trabalho de De Beauvoir criou um espaço mais acadêmico para as feministas da segunda onda, que incorporou uma abordagem interdisciplinar fundindo filosofia, psicologia e o exame de uma experiência particularmente corporificada (mulher), em refutação direta do homem universal e abstrato postulado pelo pensamento humanista. De muitas maneiras, o trabalho de Beauvoir também é o início dos Estudos Femininos.

Embora seu trabalho tenha influenciado consideravelmente as feministas da segunda onda, como Betty Friedan, Kate Millet e Germaine Greer, não é tão central para a teoria feminista da terceira onda. Assim como de Beauvoir começou a desmantelar o universal assexuado do pensamento humanista, as feministas da terceira onda passaram a desconstruir a mulher genérica marcada por ela, ao longo de vetores de classe, raça, orientação e muito mais.

Saiba mais sobre Simone de Beauvoir:https://brainly.com.br/tarefa/3593715

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes