História, perguntado por let87, 1 ano atrás

Silvia Waiãpi resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por guieijidias
3
PARTE 1: A Tenente do Exército Brasileiro, Silvia Nobre, 36 anos, foi a primeira mulher de origem indígena a se tornar militar no Brasil. Nascida na aldeia da etnia Wajãpi, no Amapá, Kayne, seu nome de origem. Ela sofreu um acidente aos 3 anos de idade e foi levada a cidade de Macapá, onde operou e acabou sendo adotada por um casal, que a registrou como filha, com o nome de Silvia Nobre Lopes. Ela cresceu e foi para a escola estudar, onde o sonho de hastear a bandeira nacional não foi realizado, uma vez que só as crianças brancas e de origem não indígena podiam participar do ato cívico. Na escola ela descobriu o gosto pela literatura. Em uma festa para o Dia das Mães, as crianças criaram e declamaram pequenas estrofes de poesias, foi quando Silvia revelou o seu dom pela arte.
Indicada por um vizinho, irmão do proprietário do “Jornal do Dia”, Silvia foi trabalhar como datilógrafa no periódico. Logo depois, passou a auxiliar alguns jornalistas na busca por notícias, quando em uma cobertura de evento conheceu o então Governador do Amapá, Jorge Nova da Costa, que a convidou para trabalhar na Rádio Difusora de Macapá, como repórter e locutora mirim.
Mas Silvia queria conquistar outros espaços. Com a intenção e o sonho de estudar mais, resolveu seguir para o Rio de Janeiro. No dia 22 de fevereiro de 1990, Silvia chegou ao Rio de Janeiro. Da Rodoviária foi direto morar nas ruas com a filha. Dois meses depois conheceu um camelô que ofereceu a casa da sobrinha para morar. Ela conseguiu alguns livros para vender de porta em porta, até conquistar um emprego no Círculo do Livro.
Por meio do gosto pela literatura e com o novo emprego, ela conheceu alguns poetas dos quais se tornou amiga, passando a freqüentar as reuniões da Associação Profissional dos Poetas do Estado do Rio de Janeiro – APPERJ, no Teatro Vila Lobos, em Copacabana. Incentivada a estudar, foi cursar Artes Cênicas na Faculdade da Cidade, em 1994. Um ano depois, descobriu sua outra vocação na área da saúde, e foi fazer Instrumentação Cirúrgica no Curso MITOS, em paralelo com as Artes. Estagiou e trabalhou no Hospital Souza Aguiar na equipe de Cirurgia Infantil, até que, em 1998, concluiu a sua primeira formação.
Em 1999, Silvia Nobre foi exercer a profissão artística na Rede Globo de Televisão. Mas não parou por aí: a atriz Silvia Nobre também descobriu no atletismo uma outra habilidade. Em 2001 ela passou a correr todos os dias na Ilha do Governador, bairro onde morava e incentivada por um amigo, Silvia se tornou atleta do Clube Vasco da Gama, no ano de 2003.
Perguntas interessantes