Silva, Oliveira, Faria, Ferreira… Todo mundo tem um sobrenome e temos de agradecer aos romanos por isso. Foi esse povo, que há mais de dois mil anos ergueu um império com a conquista de boa parte das terras banhadas pelo Mediterrâneo, o inventor da moda. Eles tiveram a ideia de juntar ao nome comum, ou prenome (do latim praenomen), um nome (ou nomen). Por quê? Porque o Império Romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido.
O objetivo do texto é:
(A) explicar a significação de nossos sobrenomes;
(B) combater informações erradas sobre a origem dos sobrenomes;
(C) informar sobre a origem histórica dos sobrenomes;
(D) valorizar o estudo de História como veículo de entendimento da modernidade;
(E) discutir o valor semântico de alguns sobrenomes citados;
Soluções para a tarefa
Resposta correta: Letra E- o termo “conquista” mostra meios militares na formação do império romano.
A dominação de povos durante muitas épocas da História foi feita por meio militar e guerra entre os povos, com submissão dos perdedores aos vencedores. Também podemos analisar quais opções estão incorretas.
Começando pela primeira: está incorreta pois o termo “moda” está se referindo à moda de colocar sobrenomes para indicação do clã do novo sujeito. A segunda alternativa, incorreta, pois a palavra “boa” está se referindo a quantidade de terras dominadas pelos romanos. A letra C está incorreta pois o termo analisado está se referindo ao povo romano, não aos povos conquistados. A quarta e última alternativa está incorreta porque a expressão “há mais de dois mil anos” significa uma data muito imprecisa, ao contrário do que diz a alternativa.
Com isso, sobra-nos apenas a letra E, explicada acima porquê é a correta.
Esta no gabarito.