Português, perguntado por laisbenjamim703, 10 meses atrás

Silêncio na Construção Na última laje de cimento armado os trabalhadores cantavam a nostalgia da terra ressecada. De um lado era a cidade grande; de outro, o mar sem jangadas. O mensageiro subiu e gritou: Verdejou, pessoal! Num átimo os trabalhadores largaram-se das redes, desceram em debandada, acertaram as contas e partiram. Parada a obra. Ao dia seguinte, o vigia solitário recolocou a tabuleta: “Precisa-se de operários”, enquanto o construtor, de braços cruzados, amaldiçoava a chuva que devia estar caindo no nordeste... (Aníbal Machado www.passeiweb.com/estudos/livros/cadernos_de_joao) Assinale a alternativa correta sobre o texto acima: Escolha uma: a. compensando a ausência de indicadores temporais, o espaço da narrativa fica evidente: uma grande cidade litorânea. b. enquanto o trecho “Precisa-se de operários” estabelece um sentido de consequência em relação ao trecho “Verdejou, pessoal!”, “verdejou” estabelece um sentido de causa em relação ao trecho “a chuva que devia estar / caindo no nordeste...” c. fica evidente no texto o preconceito do poeta, que simpatiza com o construtor e reprova a indolência do operário nordestino. d. trata-se de um texto predominantemente narrativo em versos livres, cujo tempo se limita a um só dia. e. o texto pressupõe uma antítese, uma oposição entre dois espaços, sendo um deles o nordeste, sugerido anteriormente pelas expressões: “terra ressecada” e “jangadas”.

Soluções para a tarefa

Respondido por gleyskelly
61
Alternativa E:
o texto pressupõe uma antítese, uma oposição entre dois espaços, sendo um deles o nordeste, sugerido anteriormente pelas expressões: “terra ressecada” e “jangadas”.
Respondido por leidianyferreira19
13

Resposta:

a. o texto pressupõe uma antítese, uma oposição entre dois espaços, sendo um deles o nordeste, sugerido anteriormente pelas expressões: “terra ressecada” e “jangadas”. CorretoMuito bem!

Explicação:

Perguntas interessantes