significativo da páscoa para a igreja batista nacional
Soluções para a tarefa
Resposta:
A humanidade vive uma busca perpétua por conceitos que as ajudem nortear sua vida a fim de evitar a dor e obter o prazer, ou ainda, para viver de modo equilibrado e livre. Antes de mais nada, esta é uma busca constante pela VERDADE! E no que diz respeito à Páscoa, essa busca é, naturalmente, uma maneira de compreender de modo significativo e completo o que de fato é esta festa ou festival milenar que a maioria das culturas celebram anual e regularmente. Por isso é importante fazer algumas perguntas que talvez poderiam nos ajudar a compreender melhor o que de fato é a Páscoa e aqui vai: O que os povos de diversas culturas celebram neste período do ano? Quais as facetas que esta festa adquiriu ao londo do tempo? O que de fato é a páscoa e como deve ser celebrada, se é que deve ser celebrada? Qual a mensagem da Páscoa? Como a mensagem da páscoa pode ser aplicada a minha vida hoje?
A ressurreição, a renovação, o renascimento e fertilidade são os temas mais populares nos festivais de primavera nas diversas culturas. Desde tempos remotos os povos celebram a primavera atribuindo honrarias às deusas da fertilidade e da renovação da vida. Os acádios honravam a deusa Ishtar como deusa da fertilidade ou da primavera. Esta mesma deusa tem o cognome Isis para os egípcios, Inanna dos sumérios, Astarte para os fenícios e Astarote, a qual era esposa de Baal (deus da fertilidade e da terra) para os filisteus. Os povos do norte faziam rituais para a deusa da fertilidade chamada Easter, que por fim, na tradição celta a páscoa é dia de celebrar Ostera, Eostre ou Easter.
Para muitos deste povos a páscoa é simplesmente uma festa da fertilidade da terra, por isso usavam-se ovos coloridos e coelhos como símbolos da fertilidade e da reprodução. Os rituais de relações sexuais entre o sacerdote e a sacerdotisa faziam parte das cerimônias das festas da fertilidade.
De todas as culturas a que mais influenciou a páscoa foi a homenagem que os povos nórdicos prestavam a deusa Ostera ou Easter, que traduzido do inglês, significa páscoa, tanto é verdade que “Feliz Páscoa” em inglês é “Happy Easter”. Ostera é a deusa da primavera que tem em suas mãos ovos coloridos e coelhos perto de si. As sacerdotisas de Ostera poderiam ver o futuro observando as entranhas de um coelho ou uma lebre sacrificada na noite de lua cheia e diziam: “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte pra mim”? Por isso hoje a páscoa é comemorada com a figura do coelho trazendo ovos de chocolates embrulhados em papéis coloridos, que na verdade são mais atraentes e saborosos do que os ovos de ave que, na antiguidade, eram decorados e presenteados. Na verdade, isso não é páscoa, exceto pelo significado do termo, visto que se comemora a chegada de uma nova estação, onde o inverno dá lugar à primavera.
Explicação:
Espero ter ajudado :)