significado de nações imaginarias com base no texto da historiadora Lillia Moritz Schwarcz
Soluções para a tarefa
Resposta:
Comunidades imaginadas é um conceito criado por Benedict Anderson. ... Nação é um exemplo de comunidade socialmente construída, imaginada por pessoas que percebem a si próprias como parte de um grupo.
Explicação:
espero ter ajudado :)
Em seu texto, a historiadora Lillia Moritz Schwarcz define o significado de "nações imaginárias" como tendo sido compostas por conceitos, dados e símbolos que unificam uma população específica com grande facilidade.
Contextualizando o conceito de "nações imaginárias"
Lillia Moritz Schwarcz apresenta fatores que contribuem para a da transformação dos conceitos "imaginados" de nação até a sua consolidação em práticas, culturas, símbolos e expressões.
Como por exemplo, quando a historiadora ressalta o fato de o conceito de "nação" estar associado ao uso da palavra "nós" e outros termos que compreendem a unificação de uma coletividade.
Texto-base para a formulação da resposta
“Nações são imaginadas, mas não é fácil imaginar. Não se imagina o vazio e com base em nada. Os símbolos são eficientes quando se afirmam no interior de uma lógica comunitária afetiva de sentidos e quando fazem da língua e da história dados ‘naturais’ e ‘essenciais’; pouco passíveis de dúvida e questionamento. O uso do ‘nós’, presente nos hinos nacionais, nos dísticos e nas falas oficiais, faz com que o sentimento de pertença se sobreponha à ideia de individualidade e apague o que existe de ‘eles’ e de diferença em qualquer sociedade"
(Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz. Imaginar é difícil (porém necessário). In: ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 16).
Saiba mais sobre nação em https://brainly.com.br/tarefa/53763069
#SPJ2