Significado de escala
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.
relação entre as dimensões de um desenho e o objeto por ele representado.
"e. de um mapa"
2.
régua ou linha graduada de um instrumento de medida.
3.
porto em que atracam embarcações para embarque ou desembarque de carga, de passageiros etc.
4.
tempo em que essas embarcações permanecem no porto.
POR EXTENSÃO
lugar antecipadamente determinado em que transportes coletivos param temporariamente, para abastecimento, embarque ou desembarque de carga, alimentação ou descanso de passageiros etc.
POR EXTENSÃO
o tempo dessa parada.
5.
tabela que determina horários de trabalho ou serviço.
6.
série de graus ou níveis, dispostos segundo a importância de cada um, em ordem ascendente ou descendente; hierarquia.
"e. de valores"
7.
FÍSICA
graduação de um instrumento de medida que se encontra em correspondência com o observável medido por intermédio de uma calibração de referência.
8.
MÚSICA
organização dos sons em sequência, dentro de uma oitava; gama.
ESCALA GEOGRAFIA
O que é Escala:
Escala é uma medida usada para definir as dimensões proporcionais dos tamanhos reais em representações gráficas.
Existem diversas definições diferentes de escala. Esta palavra pode ser usada, por exemplo, para se referir a parada que uma aeronave ou navio faz para abastecer ou desembarcar e embarcar passageiros.
Também existem vários tipos de escalas para determinar a intensidade de fenômenos atmosféricos, como a Escala de Beaufort (intensidade de ventos); Escala de Fujita (intensidade de tornados); Escala de Mohs (da dureza dos materiais); entre outros.
Escala cartográfica
É usada para saber a correta proporção entre o espaço real e o espaço representado no mapa. Consiste numa característica essencial para a orientação no mapa.
Normalmente, as escalas cartográficas estão representadas em forma de fração, sendo que o numerador indica o valor do plano e o denominador o valor do tamanho real.
Por exemplo, 1:50 significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na area real.
Existem três principais tipos de escalas cartográficas:
Escala natural (quando o tamanho real é igual ao representado no plano gráfico. Esta escala é representada numericamente como 1:1);
Escala reduzida (quando o tamanho real é maior do que a area representada. Esta escala costuma ser usada em mapas de territórios ou plantas de habitações. 1:10000 ou 1:3000000);
Escala ampliada (quando o tamanho gráfico é maior do que o real. É usada para mostrar detalhes mínimos de determinada area, principalmente de espaços de tamanhos reduzidos. 50:1 ou 400:1, por exemplo).
Escala Richter
Usada para medir a magnitude dos terremotos. Esta medida foi criada pelo sismólogo Charles F. Richter.
A escala Richter começa a partir do 0 (zero) grau e é teoricamente infinita, mas nunca foi observado um terremoto mais intenso do que os 10 graus.
CONSTRUÇÃO DE ESCALAS DE FIGURAS Á LUZ DA FILOSOFIA
É por meio do caminhar que surge o novo. Objetiva-se fundamentar os novos aspectos encontrados na construção das escalas optométricas de figuras conforme a sua forma e conteúdo. Trata-se de uma reflexão (bibliográfico-analítica), feita a partir da dissertação de Dantas. Observa-se que a matéria é a escala optométrica pronta para uso. Já a forma é o que foi desenvolvido até gerar a matéria, cálculos ópticos e a lei da refração, além da anatomia e fisiologia ocular. O novo aspecto desenvolvido é a cultura. A questão filosófica demonstra a infinitude do conhecimento e revela que a visão de determinada pesquisa em um momento pode ser redimensionada em outro.
Resposta:
sim nao sim nao sim nao sim nao