Significado de censurar pfv
Soluções para a tarefa
Censura é uma palavra com origem no latim censura que significa o ato ou efeito de censurar. Censura também pode ser sinônimo de repreensão ou reprimenda. Além disso, a censura é uma conhecida forma de restrição da liberdade e do conhecimento, normalmente exercida por um regime ditatorial.
A censura também pode consistir em um análise crítica de uma determinada obra literária ou artística, antes de ser apresentada ao público em geral.
Censura pode ser uma condenação por parte de uma Igreja a uma pessoa que não estava de acordo com os princípios estabelecidos. Mais tarde, as principais penas eclesiásticas passaram a ser conhecidas como excomunhão, interdito ou suspensão. A Igreja também censurou determinadas obra literárias, com o objetivo de preservar a fé e a moralidade daqueles que acreditavam.
Muitas vezes a censura era um instrumento usado por regimes de ditadura, como uma forma de impedir que certas informações chegassem ao público geral. Informação leva ao conhecimento, e conhecimento é poder. Assim, um povo que não tem acesso à informação (ou informação "livre"), é um povo enfraquecido, facilmente controlado pelo Governo ditatorial.
A censura pode estar presente na televisão, na música, no cinema ou na internet. Em muitos casos, e nos dias de hoje, um tipo mais leve de censura é feito para impedir que conteúdos impróprios (sexuais ou de linguagem ofensiva) sejam disponíveis a crianças. A censura na internet é mais complicada, porque é um meio onde não é possível exercer um poder absoluto, dificultando o controle dos conteúdos disponíveis.
A expressão "moção de censura" é um mecanismo usado para controlar ou condenar um determinado Governo, quando as suas políticas gerais são consideradas inadequadas.
Restrição, alteração ou proibição imposta às obras que são submetidas a um exame oficial, sendo este definido por preceitos morais, religiosos ou políticos.
Ação ou poder de recriminar, criticar ou repreender.
Exame avaliativo que se faz com o propósito de conhecer as boas qualidades ou as imperfeições de algo ou de alguém, baseado-se numa teoria ou doutrina.