Espanhol, perguntado por fernandesrayane562, 1 ano atrás

Si fueras el autor de "Aquarela do Brasil" agregarías algo de crítica social en la letra de la canción? Por qué

Soluções para a tarefa

Respondido por Aninha123546
36

Antecedentes e produção

A canção "Aquarela do Brasil" recebeu esse título porque foi composta numa noite de 1939 na qual Barroso foi impedido de sair de casa devido a uma forte tempestade. Naquela mesma noite, também compôs "Três Lágrimas" antes que a chuva acabasse.

Antes de ser gravada, "Aquarela do Brasil", inicialmente chamada de "Aquarela Brasileira", foi apresentada pelo barítono Cândido Botelho no musical Joujoux e balangandans, espetáculo beneficente patrocinado por Darcy Vargas, a então primeira-dama. A canção foi originalmente gravada por Francisco Alves, com arranjos e acompanhamento de Radamés Gnattali e sua orquestra, e lançada pela Odeon Records naquele mesmo ano. Foi também gravada por Aracy Cortes e, apesar da popularidade da cantora, a canção não fez sucesso, talvez por não ter se adequado bem à voz dela.

Popularidade

O sucesso de "Aquarela do Brasil" demorou a se perpetuar. Em 1940, não conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas no concurso de sambas carnavalescos, cujo júri era presidido por Heitor Villa-Lobos, com quem Barroso cortou relações, que só foram retomadas quinze anos depois, quando ambos receberam a Comenda Nacional do Mérito. O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em 1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo.

Durante a ditadura militar, Elis Regina interpretou aquela que talvez seja a versão mais sombria da canção, acompanhada por um coral que reproduzia os cantos dos povos indígenas do Brasil.

Críticas

A canção, por exaltar as qualidades e a grandiosidade do país, marcou o início do movimento que ficaria conhecido como samba-exaltação. Este movimento, por ser de natureza extremamente ufanista, era visto por vários como sendo favorável à ditadura de Getúlio Vargas, o que gerou críticas a Barroso e à sua obra. No entanto, a família do compositor nega que ele algum dia tenha sido favorável à política de Vargas, destacando o fato de que ele também escreveu "Salada Mista" (gravada em outubro de 1938 por Carmen Miranda), uma canção contrária ao nazi-fascismo do qual Vargas era simpatizante. Vale notar também que antes de seu lançamento, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) vetou o verso "terra do samba e do pandeiro", por entender que era "depreciativo" para o Brasil. Barroso teve de ir ao DIP para convencer os censores da preservação do verso.

Outra crítica feita à obra de Barroso, na época, foi que usava termos pouco usuais no cotidiano, tais como "inzoneiro", "merencória" e "trigueiro", e que abusava da redundância nos versos "meu Brasil brasileiro" e "esse coqueiro que dá coco". O autor se defendeu, dizendo que estas expressões são efeitos poéticos indissolúveis da composição. Na gravação original,Francisco Alves canta "mulato risoneiro" no lugar de "inzoneiro" por não ter compreendido a caligrafia ilegível de Barroso.

1942: Aquarela do Brasil

1942: Saludos Amigos (segmento Aquarela do Brasil)

1943: Entre a Loura e a Morena

1943: Gals, Incorporated

1943: Popular Science

1944: The Three Caballeros

1944: Brazil

1944: Jam Session

1948: Sitting Pretty

1955: La Culpa de los Hombres

1956: The Eddy Duchin Story

1965: Samba

1972: Os Inconfidentes

1976: Silent Movie

1980: Stardust Memories

1985: Brazil, o filme

1998: There's Something About Mary

1999: Being John Malkovich (trailer)

1999: Three to Tango

2000: Woman On Top

2002: Carandiru

2003: Something's Gotta Give

2004: The Aviator

2004: Millions

2006: Sicko

2007: Bee Movie (trailer)

2008: Wall-E (trailer)

2009: Embarque Imediato

2009: Austrália

2014: Mr. Peabody and Sherman

Televisão

Meados da década de 90: Cadeia Alborghetti

1996: O Laboratório de Dexter (episódio: "Dimwit Dexter")

2000: Aquarela do Brasil (tema de abertura)

2002: The Simpsons (episódio: "Blame It on Lisa")

2007: Vidas Opostas (tema de abertura)

2007: Eterna Magia (tema do Rio de Janeiro)

2008: Eli Stone (tema de abertura)

2013: Carrossel

Perguntas interessantes