Seu trabalho consiste em, com apoio de pesquisas, sobretudo nos livros de nossa biblioteca virtual, encontrar a definição de instâncias e objetos na programação Orientada a Objetos. Feito isso, construa um código simples que mostre, na prática, como uma instância funciona criando uma classe chamada Felinos que deverá imprimir na tela um determinado tipo de felino do reino animal. Para isso, crie dois objetos para os tipos gato e leão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em programação orientada a objetos, podemos definir os termos desta forma:
Classe : é a descrição das propriedades e comportamentos de um tipo de objeto
Objeto : é a concretização da descrição fornecida pela classe.
Instância : um dado objeto criado a partir da classe.
Explicação:
Vamos criar um exemplo usando a linguagem Java.
A classe Felino pode ser escrita como abaixo:
public class Felino {
private String nome;
public Felino(String nome) {
this.nome = nome;
}
public void imprimir() {
System.out.println("Felino do tipo " + nome);
}
public static void main(String[] args) {
// Criar uma instancia de Feline do tipo gato e outra do tipo leão.
Felino gato = new Felino("Gato");
Felino leao = new Felino("Leão");
gato.imprimir();
leao.imprimir();
}
};