Seu texto deve conter de 7 a 30 linhas.
- Para produzir qualquer texto, é necessário projetar bem antes de escrever e, depois de feito, revisar o material produzido. A inspiração é importante, mas sem planejamento e esforço escrever nunca é tarefa fácil.
- Leia atentamente os textos de apoio, mas não copie.
- Não use palavras de baixo calão.
- Fuja de texto circular. Evite retomar as mesmas ideias ao longo do texto e/ou repetição de termos.
- A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir: fuga total ao tema; extensão de até 6 linhas; cópia de texto motivador; parte deliberadamente desconectada do tema proposto.
- Não se esqueça que no seu texto precisa conter os elementos da narrativa: Personagens, Espaço, Narrador, Tempo e Enredo.
- Coloque título em seu texto.
Simulado de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, produza um texto narrativo em que uma pessoa sofre ou presencia uma situação de preconceito racial e encontra maneiras de superá-la. O que aconteceu? O que fazer? Em que lugar essa história se passa? Quais são os personagens? Use sua criatividade.
Texto I
Anos de escravidão, lutas por liberdade e ainda hoje a população negra sofre com o preconceito e a falta de respeito por suas tradições. (…). A destruição de terreiros, ofensas, invasões e manifestação de ódio e intolerância mostram o retrocesso de parte da sociedade brasileira que teima em contestar a diversidade cultural de um país formado da intensa mistura de etnias. (…)
”Toda riqueza cultural das tradições afro-brasileiras não é mostrada porque não temos espaço na mídia para exibir o que os povos de terreiro têm de melhor”, pontua Pontes. O militante e iniciado no Candomblé ressalta também o infeliz hábito dos meios de comunicação brasileiros de reproduzir imagens ruins que não condizem com o que de fato acontece dentro dos terreiros. Mais do que isso, nas poucas vezes em que o debate relacionado ao universo cultural afro-brasileiro chega à grande mídia, o que se vê são produções carregadas de estereótipos, e o povo negro sendo alvo de piadas e desrespeito. (…) “Para mudar essa realidade, temos que combater a raiz da intolerância, que para mim é o racismo. Historicamente, a sociedade negou a cultura, religião e identidade do negro para negar a sua humanidade e justificar até mesmo a escravidão”, alerta Marina Duarte de Souza, jornalista e produtora cultural.
Disponível em: .
Texto II
Vítima de ofensas racistas, a jornalista Maria Julia Coutinho ganhou o direito de falar, ao vivo, no “Jornal Nacional”, sobre a agressão que sofreu. Por 70 segundos, nesta sexta-feira (03), a “moça do tempo” do principal telejornal do país fez um discurso, a meu ver, histórico. Firme, mas sem levantar a voz, indignada, mas altamente didática, ela representou milhões de pessoas que enfrentam dramas semelhantes no cotidiano, mas não dispõem de um palco com este alcance. Reproduzo a íntegra do que disse.
“Estava todo mundo preocupado. Muita gente imaginou que eu estaria chorando pelos corredores. Mas a verdade é o seguinte, gente. Eu já lido com essa questão do preconceito desde que eu me entendo por gente. Claro que eu fico muito indignada, triste com isso, mas eu não esmoreço, não perco o ânimo, que é o mais importante. Eu cresci em uma família muito consciente, de pais militantes, que sempre me orientaram. Eu sei dos meus direitos. Acho importante essas medidas legais serem tomadas, até para evitar novos ataques a mim e a outras pessoas. Isso é muito importante. E quero manifestar a felicidade que fiquei, porque é uma minoria que fez isso. Eu fiquei muito feliz com a manifestação de carinho. Recebi milhares de e-mails, de mensagens. Isso é o mais importante. A militância que faço é com o meu trabalho, sempre bem feito, com muito carinho, com muita dedicação, com muita competência, que é o mais importante. Os preconceituosos ladram, mas a caravana passa.”
Disponível em:
ME AJUDAAAAAA eu sei que ñ e facil
quem não souber não respomde
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
DISCULPA TAMBÉM QUERO SABER MAIS NÃO SEI
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás