Português, perguntado por anonimo029472, 4 meses atrás

Seu miniconto deve ter no minimo 6 palavras e no máximo 20 palavras. (OBS: palavras não são linhas), Não esqueça do título.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lilianykaroliny
0

Resposta:

Coronavírus: impactos históricos e sociais provocados pela pandemia

                                            da   Covid-19

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus extrapolam a área da saúde. Eles permeiam a sociedade como um todo, que vive e ainda vai passar por mais mudanças provocadas pela Covid-19. Isolamento social, distanciamento, ações de saúde pública, medidas econômicas, desemprego, um grande número de mortes. No entanto, ainda não é possível afirmar se as mudanças imediatas, verificadas até o momento, serão encaradas como transformações de comunidades ou da sociedade como um todo. Os impactos históricos e sociais provocados pela pandemia da Covid-19 ainda estão sendo "construídos" e analisados.

Isto porque, além da própria situação do novo coronavírus estar em andamento, existem exemplos na História, relacionados a outras pandemias, mostrando que nem sempre houve profundos impactos históricos e sociais provocados por uma pandemia. A gripe espanhola, registrada entre 1918 e 1919 e que atingiu todos os continentes, deixou entre 50 milhões e 100 milhões de mortos, segundo estimativas. Por estas características, ela tem aparecido como comparação com a pandemia do novo coronavírus.

Para Daniel Medeiros, professor de História do Colégio Positivo, de Curitiba (PR), e doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), poucos foram os reflexos deixados historicamente por outras pandemias e epidemias. Ele cita que, o século XIV, a grande peste negra foi vista como um castigo divino e não houve, de fato, um aprendizado com ela. "Mesmo a gripe espanhola, que foi relativamente rápida - no Brasil, durou cerca de dois meses - não foram capazes de criar uma consciência sanitária, médica e, principalmente, de saúde pública. Creio que a única pandemia que mudou efetivamente hábitos e culturas foi a AIDS. Eu sou da geração que foi jovem antes da AIDS. A diferença é grande, embora, com a medicação eficaz que foi desenvolvida, muitos acreditam que há uma cura (e não há!) e os jovens de hoje começam, outra vez, a se parecerem com os da minha época. O que prova que conhecimento tem de ser cultivado, senão murcha e morre",

Explicação:

Perguntas interessantes