seu desafio é elaborar uma pequena história de ficção a partir de uma catástrofica (felizmente imaginária) manchete de jornal, publicada semanas antes de a terra atravessar a cauda de um cometa recém-descoberto: "Gás da cauda de cometa pode exterminar fitoplâncton Marinho". Explore as consequências desse possível extermínio na cadeia de alimentação dos mares e também nas possíveis alterações na atmosfera terrestre
Soluções para a tarefa
O fitoplâncton marinho é responsável por quase toda a fotossíntese realizada no planeta (já que há 75% de água e apenas 25% de terras no nosso planeta "Terra"). Lembrando que a fotossíntese é o processo responsável pela produção primária de nutrientes (carboidratos) para todos os níveis das cadeias alimentares (Produtores ⇒ Consumidores - primários, secundários, terciários, etc. ⇒ Decompositores), além de produzir o gás oxigênio que mantém a respiração celular das espécies aeróbias (a grande maioria). Assim, a falta do fitoplâncton traria desequilíbrios para a grande maioria das cadeias alimentares do planeta (os grandes predadores seriam os primeiros a serem afetados pela falta de alimento), além de alterações drásticas na composição química da atmosfera, o que alteraria toda a vida na Terra, na forma como a conhecemos hoje.
Portanto, sua história de ficção (que deve ter redação e criação suas) deve explorar essas consequências que viriam com a destruição do fitoplâncton marinho.
Espero ter ajudado em alguma coisa.