SEU CÉREBRO SABE QUAL SERÁ SUA ESCOLHA ANTES
MESMO QUE VOCÊ PERCEBA
Segundo pesquisadores, nosso cérebro se decide 11 segundos
antes de nós tomarmos consciência disso
Você faz escolhas sobre a sua vida diariamente: sair para tomar café da manhã na padaria ou ficar em casa, tomar um sorvete de chocolate ou um frozen iogurte, ir a pé ou de carro, e por aí vai. Mas nem sempre nossas escolhas estão sob o nosso próprio controle, determina um estudo publicado no periódico científico Scientific Reports.
Conduzida por cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, a pesquisa mostra que há uma atividade cerebral inconsciente que determina cada uma das nossas escolhas antes mesmo que estejamos cientes delas. É possível, inclusive, prever as escolhas através de padrões do cérebro onze segundos antes de determinarmos nossa decisão.
Em um experimento no Laboratório da Mente do Futuro, pertencente à Escola de Psicologia da UNSW, os pesquisadores pediram que os participantes respondessem perguntas nas quais eram escolhidos um entre dois padrões visuais de listras vermelhas e verdes – uma delas horizontal e a outra vertical. A escolha era feita após os participantes imaginarem cada um dos padrões enquanto uma máquina de ressonância magnética funcional de imagens (FMRI) fazia o acompanhamento do processo. Cada pessoa também devia classificar o quão forte sentia o padrão imaginado logo após o escolher. Assim, os pesquisadores puderam prever quais seriam as decisões de cada indivíduo.
Discussões cerebrais
A nossa habilidade de fazer escolhas conscientes está localizada nas áreas de funcionamento executivo do cérebro, onde também estão as estruturas visuais. Essas formações ficam no córtex cerebral, que é uma espécie de "berçário" dos pensamentos. “Enquanto a decisão sobre o que irá se pensar está sendo feita, as áreas executivas do cérebro escolhem o vestígio do pensamento que é bem mais forte. Em outras palavras, se uma atividade cerebral pré-existente corresponde a alguma de suas alternativas, então o que ocorre é que o cérebro está mais sujeito a escolher essa opção graças ao reforço dessa atividade cerebral pré-existente”, explica Joel Pearson, diretor do Laboratório da Mente do Futuro, em comunicado.
Segundo ele, esse processo de atividade cerebral pré-existente, que acaba orientando nossas escolhas, ajuda a explicar por que quando pensamos sobre a mesma coisa várias vezes a nossa tendência é ter ainda mais pensamentos sobre aquilo. É o que ele chama de “feedback em loop”, uma resposta em círculos.
Como os pensamentos também surgem na mesma área onde está o córtex visual, área responsável por mandar para nosso organismo informações visuais do mundo, o estudo pode indicar a origem para alguns pensamentos visuais espontâneos que o ser humano pode ter, além de abrir espaço para mais descobertas na área dos estudos de doenças mentais, especialmente aquelas que tem como característica a lembrança involuntária de imagens, como o transtorno do estresse pós-traumático.
Adaptado de: Acesso em 21/03/2019.
Assinale a alternativa correta sobre o texto de divulgação científica que você acabou de ler.
Escolha uma:
a.
O autor principal da pesquisa científica não pretende publicar o estudo em nenhuma revista de ciência porque ainda não o concluiu.
b.
O título e a linha-fina atraem a atenção do público-alvo porque confirmam a ideia de que as pessoas demoram muito tempo para tomar decisões.
c.
O estudo teve como objetivo provar a eficiência das máquinas de ressonância magnética funcional de imagens (FMRI).
d.
Os participantes da pesquisa tiveram que decidir se tomariam sorvete ou frozen iogurte e se iriam para casa a pé ou de carro.
e.
O estudo divulgado no texto foi realizado por uma equipe de cientistas da Austrália.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:acho que É [C]
Explicação:
Perguntas interessantes