Português, perguntado por marialuizadn2008, 10 meses atrás

SEU CÉREBRO SABE QUAL SERÁ SUA ESCOLHA ANTES

MESMO QUE VOCÊ PERCEBA




Segundo pesquisadores, nosso cérebro se decide 11 segundos

antes de nós tomarmos consciência disso






Você faz escolhas sobre a sua vida diariamente: sair para tomar café da manhã na padaria ou ficar em casa, tomar um sorvete de chocolate ou um frozen iogurte, ir a pé ou de carro, e por aí vai. Mas nem sempre nossas escolhas estão sob o nosso próprio controle, determina um estudo publicado no periódico científico Scientific Reports.


Conduzida por cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, a pesquisa mostra que há uma atividade cerebral inconsciente que determina cada uma das nossas escolhas antes mesmo que estejamos cientes delas. É possível, inclusive, prever as escolhas através de padrões do cérebro onze segundos antes de determinarmos nossa decisão.


Em um experimento no Laboratório da Mente do Futuro, pertencente à Escola de Psicologia da UNSW, os pesquisadores pediram que os participantes respondessem perguntas nas quais eram escolhidos um entre dois padrões visuais de listras vermelhas e verdes – uma delas horizontal e a outra vertical. A escolha era feita após os participantes imaginarem cada um dos padrões enquanto uma máquina de ressonância magnética funcional de imagens (FMRI) fazia o acompanhamento do processo. Cada pessoa também devia classificar o quão forte sentia o padrão imaginado logo após o escolher. Assim, os pesquisadores puderam prever quais seriam as decisões de cada indivíduo.






Discussões cerebrais




A nossa habilidade de fazer escolhas conscientes está localizada nas áreas de funcionamento executivo do cérebro, onde também estão as estruturas visuais. Essas formações ficam no córtex cerebral, que é uma espécie de "berçário" dos pensamentos. “Enquanto a decisão sobre o que irá se pensar está sendo feita, as áreas executivas do cérebro escolhem o vestígio do pensamento que é bem mais forte. Em outras palavras, se uma atividade cerebral pré-existente corresponde a alguma de suas alternativas, então o que ocorre é que o cérebro está mais sujeito a escolher essa opção graças ao reforço dessa atividade cerebral pré-existente”, explica Joel Pearson, diretor do Laboratório da Mente do Futuro, em comunicado.


Segundo ele, esse processo de atividade cerebral pré-existente, que acaba orientando nossas escolhas, ajuda a explicar por que quando pensamos sobre a mesma coisa várias vezes a nossa tendência é ter ainda mais pensamentos sobre aquilo. É o que ele chama de “feedback em loop”, uma resposta em círculos.


Como os pensamentos também surgem na mesma área onde está o córtex visual, área responsável por mandar para nosso organismo informações visuais do mundo, o estudo pode indicar a origem para alguns pensamentos visuais espontâneos que o ser humano pode ter, além de abrir espaço para mais descobertas na área dos estudos de doenças mentais, especialmente aquelas que tem como característica a lembrança involuntária de imagens, como o transtorno do estresse pós-traumático.




Adaptado de: Acesso em 21/03/2019.



Assinale a alternativa correta sobre o texto de divulgação científica que você acabou de ler.


Escolha uma:

a.
O autor principal da pesquisa científica não pretende publicar o estudo em nenhuma revista de ciência porque ainda não o concluiu.

b.
O título e a linha-fina atraem a atenção do público-alvo porque confirmam a ideia de que as pessoas demoram muito tempo para tomar decisões.

c.
O estudo teve como objetivo provar a eficiência das máquinas de ressonância magnética funcional de imagens (FMRI).

d.
Os participantes da pesquisa tiveram que decidir se tomariam sorvete ou frozen iogurte e se iriam para casa a pé ou de carro.

e.
O estudo divulgado no texto foi realizado por uma equipe de cientistas da Austrália.

Soluções para a tarefa

Respondido por fodig
1

Resposta:acho que É [C]

Explicação:

Perguntas interessantes