Setembro Amarelo
Pergunta》 E se eu me Cuidar??:)
Soluções para a tarefa
Resposta:Em 2018, a notícia de que dois alunos do Colégio Bandeirantes se suicidaram em um período de 15 dias colocou as escolas em alerta. Infelizmente, não se trata se casos isolados. O número de suicídios entre jovens com idade escolar cresceu 18% no Brasil nos últimos anos.
Em setembro, a discussão sobre o tema é intensificada em virtude da campanha setembro amarelo. Apesar do mês de referência para tratar do assunto, ele não deve ser endereçado apenas nesta época do ano. O trabalho de sensibilização e auxílio deve ser contínuo. Confira abaixo respostas para as principais dúvidas sobre setembro amarelo e suicídio:
O que é o setembro amarelo?
É uma campanha de prevenção ao suicídio. A iniciativa do setembro amarelo é um desdobramento do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro. Ela visa promover e ampliar a discussão e ações sobre o tema.
Qual é o tamanho desse problema?
Cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio anualmente. O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram também que o Brasil é o oitavo país entre aqueles com maior número de suicídios.
O que isso tem a ver com a escola?
Entre 2011 e 2015, as mortes por suicídio de adolescentes de 10 a 19 anos cresceram 18%, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Geralmente, nessa faixa etária, os estudantes começam a encarar as primeiras frustrações e a escola costuma ser um dos principais espaços de socialização. Assim, criar um bom clima escolar, de escuta ativa e acolhedora pode ajudar na saúde mental da comunidade e evitar que os casos de ansiedade e depressão possam se transformar em algo ainda maior. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ações preventivas podem evitar suicídios – o que inclui medidas educacionais.
Explicação: n-n