Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade! ➖Qual é a diferença entre o parassuicidio e o suicídio ? ➖O que devemos fazer ao nos depararmos com esses casos ?
Soluções para a tarefa
Olá, Lízia!
A diferença entre parassuicídio e suicídio é um tanto notável.
O ato parassuicida se manifesta através de ações pouco letais feitas por alguém para machucar e letalizar a si mesmo, mas sem ou com pouca intenção de cometer realmente um suicídio.
Podemos citar exemplos como a automutilação leve, em que a pessoa se automutila mas de uma forma leve ou moderada, sem a intenção de causar algo mais letal à própria vida.
Já o suicídio é algo mais grave, aonde, diferentemente do parassuicídio, a pessoa sente desejos de causar danos fatais à sua vida, com a intenção de tirá-la, causando a própria morte.
O que devemos fazer ao se deparar com casos assim?
Ao se deparar com casos como esses, devemos dar atenção à pessoa, ouvindo-a, para que ela sinta que pode se abrir, falar o que sente, e ajudá-la. Tente dar o maior apoio possível, mostrando que sua vida é importante e tirar a própria vida não é a solução para os problemas.
Incentive a pessoa a buscar apoio psicossocial, médico, ligue para o Centro de Valorização da Vida - CVV, 188, lá especialistas, psicólogos procurarão ajudar e dar o apoio necessário. Esteja também à disposição para acompanhar esse atendimento.
Atenção!
Se a pessoa estiver determinada a fazê-lo, em perigo, não hesite: Procure ajuda rapidamente, seja de profissionais, ou até mesmo serviços de emergência, como o SAMU - 192.
Sua vida é importante, e tirá-la não será a solução para os problemas. Não se sinta sozinho: Procure apoio, ajuda, converse com alguém de confiança, sua vida é muito importante para todos nós!
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/32263742
https://brainly.com.br/tarefa/32269666
____________
Diga sim à vida!
Olá Liz!
Setembro Amarelo
- Parassuicidio ≠ Suicídio
A diferença entre os dois está basicamente na execução do ato e no resultado. Enquanto no parassuicidio o ato é feito repetidas vezes com a intenção de retirar a sua própria vida, porém sem sucesso. Temos como exemplo a automutilação, o ato de fazer cortes, rasos ou profundos, pelo corpo. Já no suicidio, há uma conduta eficaz, intencional e mais gravosa, portanto há o resultado morte.
- Jamais incentivar o suicídio! O que devemos fazer para conter esses atos?
O Código Penal brasileiro prevê pena de reclusão de 2 a 6 anos para quem induz ou presta auxílio ao suicidio. Portanto, ao vermos uma pergunta "como me matar de forma rápida", nunca devemos respondê-la, mas sim conversar com a pessoa e buscar ajuda para ela!
Caso vemos uma pessoa próxima tentando o suicídio ou praticando a automutilação, devemos imediatamente ouvi-la, procurar suporte psicológico e avisar a família. O que mais precisam é de um amigo para conversar sobre o que estão sentindo, por isso tenha empatia e não hesite em convida-la para uma conversa, e dê forças, precisamos divulgar que a morte nunca será a melhor solução para os problemas!
Setembro Amarelo: Diga sim à vida!