Serra da Capivara fica no Piauí, próximo da cidade de São Raimundo Nonato, um complexo de paredes rochosas, cavernas e grutas, ideal para os grupos humanos caçadores viverem no Paleolítico. O nome dado Parque Nacional Serra da Capivara foi em homenagem às pinturas rupestres com destaque para as capivaras.
1. De acordo com a afirmativa, a vegetação da caatinga predomina na região, mas o Parque Nacional Serra da Capivara nem sempre foi assim, pois: *
1 ponto
a) Há 10 mil a;C;, houve a queda de um cometa, que destruiu a Mata Atlântica que havia na região, desertificando o parque, mudando o clima para mais quente e a vegetação desertificando e tornando-a uma caatinga.
b) Há 10 mil a.C., uma mudança dos animais da mega fauna que vieram da Amazônia modificou a mata e clima que havia na região, que antes havia uma rica fauna e flora local. Essa mudança trouxe problemas de alimentação para os caçadores que optaram para se alimentar somente de cacto ou palma, que surgiu da região.
c) Há 10 mil a.C., uma mudança climática modificou a mata e clima que havia na região, com uma rica fauna e flora local. Especialistas acreditam que essa mudança climática teriam levado também a formação da floresta amazônica.
d) Há 10 mil a.C., uma grande migração de seres humanos modificaram a mata e clima que havia na região, coletando e caçando os animais que entraram em extinção da região, como a capivara. A extinção da capivara obrigou os grupos humanos a caçar os grandes animais como os mastodontes, extinguindo-os.
2. Niéde Guidon foi a arqueóloga que se dedicou aos estudos e trabalhos no parque há mais de quatro décadas. Embora as descobertas de Niéde Guidon transformassem a história do mundo, no início houve forte resistência de aceitação dos arqueólogos dos EUA e do mundo. Apresentou descobertas de presença humana (marcas de carvão das fogueiras nas pedras) com: *
1 ponto
a) Mais de duzentos mil anos, e pontas de lança, machados e martelos com mais de um milhão de anos, portanto, muito mais antigo que a Teoria do Estreito de Bering;
b) Mais de cinco mil anos, e pontas de lança com mais de três mil anos, portanto, mais novo que a Teoria do Estreito de Bering, o que reforça a única rota do povoamento da América pelos EUA;
c) Mais de três milhões de anos, e pontas de lança com mais de um milhão de anos, portanto, comprovando que os seres humanos surgiram na América e não na África, como os estudiosos acreditavam.
d) Mais de 58 mil anos a.C. e armas de caçadores com mais de 24 mil anos a.C., portanto, datações muito mais antiga que a presença humana da teoria do Estreito de Bering e Malaio Polinésia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
c
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
c) Há 10 mil a.C., uma mudança climática modificou a mata e clima que havia na região, com uma rica fauna e flora local. Especialistas acreditam que essa mudança climática teriam levado também a formação da floresta amazônica.
Explicação:
A resposta certa é (C). A caatinga predomina na região, mas o Parque Nacional Serra da Capivara nem sempre foi assim, há 10 mil a.C., uma mudança climática modificou a mata e clima que havia na região, com uma rica fauna e flora local. Especialistas acreditam que essas mudanças climáticas teriam levado também a formação da floresta amazônica.
Perguntas interessantes