Português, perguntado por mariamv7, 1 ano atrás

Sermão de Santo Antônio ou dos Peixes

A primeira coisa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande. Olhai como estranha isto Santo Agostinho: [...] "Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes, que se comem uns aos outros". Tão alheia coisa é, não só da razão, mas da mesma natureza, que sendo todos criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer.

VIEIRA, Padre A. Sermões escolhidos. São Paulo: Martin Claret, 2004.

No texto há um procedimento temático muito comum na literatura de Padre Antônio Vieira, o qual consiste em

a) defender a reação dos oprimidos sobre os opressores.
b) aceitar como naturais os defeitos da espécie humana.
c) discorrer sobre questões sociais em linguagem figurada.
d) vincular a análise psicológica aos ideais do cristianismo.
e) demonstrar a capacidade de manifestação do poder divino.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
8

Olá,

Santo Agostinho está a tratar das injustiças sociais presentes na sociedade de sua época e que, se analisarmo atualmente, continua a ocorrer. Partindo desse princípio, temos que ver os "peixes grandes" como os homens detentores do poder, enquanto os milhares de peixes pequenos, são as pessoas menos abastadas.

Quando Santo Agostinho diz que é injusto o fato de que os homens, ao comportarem-se como peixes, fazem com que a cobiça dos grandes se alimente dos peixes pequenos, afirmando que o exemplo contrário seria aceitável, ele está a defender a reação dos oprimidos.

Alternativa A.

Abraços!

Respondido por MeninoBoyyyhhh
1

Resposta:

É o geekie neh tropinha!

Explicação:

Perguntas interessantes