Português, perguntado por luisprovin, 3 meses atrás

Sermão da Sexagésima

É possível que somos portugueses e havemos de ouvir um pregador em português e não havemos de entender o que diz?! [...] Porque os cultos têm desbatizados os santos, e cada autor que alegam é um enigma. Assim o disse o Cetro Penitente, assim o disse o Evangelista Apeles, assim o disse a Águia de África, o Favo de Claraval, a Púrpura de Belém, a Boca de Ouro. Há tal modo de alegar! O Cetro Penitente dizem que é David, como se todos os cetros não foram penitência; o Evangelista Apeles, que é S. Lucas; o Favo de Claraval, S. Bernardo; a Águia de África, Santo Agostinho; a Púrpura de Belém, S. Jerônimo; a Boca de Ouro, S. Crisóstomo. E quem quitaria ao outro cuidar que a Púrpura de Belém é Herodes, que a Águia de África é Cipião, e que a Boca de Ouro é Midas? [...] Se houvesse um homem que assim falasse na conversação, não o havíeis de ter por néscio?

Vocabulário

Néscio: estúpido, tolo.

VIEIRA, Padre A. Sermões escolhidos. São Paulo: Martin Claret, 2004.

No texto, Padre Antônio Vieira condena o uso de uma figura de linguagem que consiste em

a) iniciar várias frases pela mesma palavra ou expressão.
b) fazer pergunta que não tem por objetivo obter resposta.
c) trocar uma palavra por uma expressão menos desagradável.
d) nomear uma pessoa por algum atributo que a consagrou.
e) encadear orações que possuem a mesma estrutura sintática.

Soluções para a tarefa

Respondido por marialuizasb156
1

letra d

Explicação:

......................

Respondido por MPia22
0

No texto de Padro Antônio Vieira, a figura de linguagem condenada é a perífrase que consiste nomear algo ou pessoa por uma característica ou atributo que a consagrou (Alternativa D).

Figura de Linguagem - Perífrase

A perífrase é uma figura de linguagem que se baseia na substituição de uma palavra por outra que lhe confere uma característica marcante sobre ela.

Também chamada de circunlóquio, a perífrase é muito utilizada em textos poéticos e musicais, como uma maneira de lhes atribuir maior ênfase.

No texto, Padre Antônio Vieira condena o uso da perífrase para se referir a figuras importantes para a Igreja, como podemos conferir nos trecho abaixo:

"E quem quitaria ao outro cuidar que a Púrpura de Belém é Herodes, que a Águia de África é Cipião, e que a Boca de Ouro é Midas?"

Conheça mais sobre Figuras de Linguagem aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/13866493

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes