Administração, perguntado por Mandalinha6718, 1 ano atrás

Seria necessário esclarecer os significados de "fim econômico ou social", "boa-fé" e "bons costumes" para a caracterização do abuso de direito? Para caracterizar o abuso de direito, basta constatarmos um direito subjetivo sendo exercido por alguém de maneira irregular. Ou seja, não é necessária a expressa e claríssima previsão legal sobre como deve ocorrer o exercício abusivo do direito. As expressões anotadas anteriormente entre aspas constituem cláusulas abertas, sendo que a ilicitude, nesses casos, pode se manifestar de várias maneiras, sendo variáveis no tempo, inclusive, essas noções genéricas. (NADER, Paulo. Curso de Direito Civil, volume 7: Responsabilidade Civil. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016). Considerando o contexto sobre as cláusulas abertas, avalie as afirmativas a seguir: I - A boa fé objetiva estabelece o poder da probidade, honestidade e lealdade no exercício das relações obrigacionais. II - Denomina-se boa fé os hábitos sociais que pelo bom senso devem ser observados. III - Sobre o fim econômico e social, as práticas negociais devem ser realizadas de acordo com os princípios da justiça social e da solidariedade. IV - Enquanto os bons costumes orientam comportamentos, a boa fé proíbe práticas imorais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. c. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. d. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. e. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por santanakarolina
0

Resposta:

A alternativa correta é a B.

I – VERDADEIRA. A boa fé objetiva impõe um padrão ético e social que deve ser seguido pelos cidadãos, para que atuem com honestidade, probidade e lealdade nas relações jurídicas, não confundindo-se com a boa-fé subjetiva, que consiste no estado de crença que o sujeito respeita o ordenamento jurídico.

II – VERDADEIRA. A boa-fé impõe um padrão ético que deve ser observado nas relações, mais ou menos seguindo a linha de não atuar com improbidade ou desonestidade, partindo do bom senso.

III – FALSA. Ambas atuam na consolidação de comportamentos, pois a boa-fé proíbe práticas desonestas ou desleais, orientando também comportamentos.

IV – VERDADEIRA. Ambas atual relativamente dentro da mesma esfera na garantia da honestidade nas relações interpessoais no direito.

Perguntas interessantes