Administração, perguntado por giovanasantos6227, 10 meses atrás

Seria incomum aceitar, ou mesmo tentar entender, que uma determinada organização pudesse ser normalmente gerenciada sem que se observasse a aplicação de determinados conceitos administrativos, que representam a prática das funções administrativas, planejamento, organização, direção e controle. Essas funções se dividem em quatro áreas básicas e essenciais ao funcionamento e desenvolvimento de uma atividade, seja na área urbana ou rural. Referimo-nos à produção, finanças, comercialização e recursos humanos. Tomando o planejamento como a primeira função básica para que as demais possam ser realizadas em uma atividade empresarial, vemos que a mesma ainda não é suficientemente utilizada no setor agropecuário brasileiro. Sobre isto, analise as afirmativas a seguir: I. Há desconhecimento, por parte dos produtores rurais, dos caminhos que precisam ser percorridos para a elaboração do planejamento, notadamente pela ausência de tradição e prática dessas técnicas no campo. II. Como os produtores não traçam objetivos e metas, possivelmente porque o ambiente externo à atividade rural está em constante mudança e essas variáveis ambientais não são dominadas ou controladas (clima, política agrícola, preços, disponibilidade de tecnologia, juros praticados no mercado, oferta de crédito ou financiamento em determinadas situações, dificuldade de escoamento da produção e outras), eles deixam de planejar. III. Sendo uma atividade rural executada muitas vezes sob o comando de uma só pessoa, ou seja, uma propriedade individual, os produtores se veem desobrigados a prestar contas de suas decisões estratégicas e operacionais, tal como acontece em outras empresas, onde a direção precisa se reportar aos controladores, sejam sócios ou acionistas, e mostrar os resultados que estão sendo obtidos. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativa(s) correta(s):

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
0

I. Há desconhecimento, por parte dos produtores rurais, dos caminhos que precisam ser percorridos para a elaboração do planejamento, notadamente pela ausência de tradição e prática dessas técnicas no campo.

Correto. O planejamento como proposto pelas novas teorias da administração é desconhecido pelo produtor rural, que baseia a sua gestão no conhecimento tradicional do campo, o que não quer dizer, é claro, que seja inferior.


II. Como os produtores não traçam objetivos e metas, possivelmente porque o ambiente externo à atividade rural está em constante mudança e essas variáveis ambientais não são dominadas ou controladas (clima, política agrícola, preços, disponibilidade de tecnologia, juros praticados no mercado, oferta de crédito ou financiamento em determinadas situações, dificuldade de escoamento da produção e outras), eles deixam de planejar.

Falso. Ainda que boa parte das coisas que envolvem a produção rural não possa ser projetada com precisão, é errado afirmar, por exemplo, que os produtores não planejam.


III. Sendo uma atividade rural executada muitas vezes sob o comando de uma só pessoa, ou seja, uma propriedade individual, os produtores se veem desobrigados a prestar contas de suas decisões estratégicas e operacionais, tal como acontece em outras empresas, onde a direção precisa se reportar aos controladores, sejam sócios ou acionistas, e mostrar os resultados que estão sendo obtidos.

Correto. Um dos motivos para a reduzida utilização de relatórios mais complexos, está associado justamente a isso: que a produção individual restringe o prestar contas ao próprio produtor.

Perguntas interessantes