(Sergipe)
HAVIA UM HOMEM VIÚVO que tinha uma filha chamada Maria; a menina, quando ia para a escola, passava por casa de uma viúva, que tinha duas filhas. A viúva costumava sempre chamar a pequena e agradá-la muito. Depois de algum tempo começou a lhe dizer que falasse e rogasse a seu pai para casar com ela. A menina pegou e falou ao pai para casar com a viúva, porque ela era “muito boa e agradável”.
ROMERO, Sílvio. Contos populares do Brasil. Jundiaí: Cadernos do Mundo Inteiro, 2018, p. 89.
Vocabulário
Rogar: pedir com insistência e humildade
Os verbos, sublinhados no texto, indicam ações que
a) aconteceram e acontecem.
b) ainda irão acontecer.
c) estão acontecendo.
d) já aconteceram.
Soluções para a tarefa
Resposta:
acho qui e
letra d
já aconteceram
Você não sublinhou os verbos, mas caso se refira aos que destaquei abaixo no texto, eles indicam ações que já aconteceram. Assim, faz-se correta a LETRA D.
Texto:
"Havia um homem viúvo que tinha uma filha chamada Maria; a menina, quando ia para a escola, passava por casa de uma viúva, que tinha duas filhas. A viúva costumava sempre chamar a pequena e agradá-la muito. Depois de algum tempo começou a lhe dizer que falasse e rogasse a seu pai para casar com ela. A menina pegou e falou ao pai para casar com a viúva, porque ela era “muito boa e agradável”."
O pretérito imperfeito é utilizado para citar fatos que aconteceram no passado e não foram terminados por completo.
Quando queremos indicar algum fato que ocorreu antes de alguma outra ação passada nós devemos fazer uso do pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo.
Veja também:
- https://brainly.com.br/tarefa/36145611
Bons estudos!