Sérgio Rodrigues tem um papel decisivo na história do mobiliário brasileiro. Autor de vasta obra inicia a carreira como designer na década de 1950, no Rio de Janeiro, período de consolidação da arquitetura moderna. Em expressa crítica ao ecletismo, desenvolve móveis condizentes com os novos espaços da arquitetura. O exame de sua vasta produção de mobiliário permite perceber algumas características, conforme as afirmativas a seguir:
I - A preferência pela madeira como material principal, utilizada muitas vezes combinada com o couro ou a palhinha, outras com estofados de tecidos de fibras naturais, como o algodão e a lona e, em menor frequência, com metal.
II - Num período em que os critérios de nacionalidade e originalidade pautam os julgamentos estéticos na arquitetura e nas artes visuais, diversos comentadores das realizações de Rodrigues, entre eles Lúcio Costa, difundem uma interpretação de seu trabalho como exemplar da singularidade brasileira.
III - Sua criação mais famosa é a poltrona Mole, de 1957. Confortável e robusta, é considerada um símbolo do design nacional, pelos critérios de modernidade e expressão de regionalidade. O desejo de conceber um móvel que expressasse a identidade nacional é professado pelo próprio autor e enfatizado por vários comentadores e estudiosos, que associam a poltrona a um modo brasileiro de sentar, com a descontração, informalidade e contestação de um novo estilo de vida da juventude dos anos 1960.
IV - As variadas características e as diversidades regionais, nitidamente presentes no caso Brasil, poderiam ter sido tomadas como possíveis referências projetuais. Mesmo que algumas tentativas tenham sido feitas no Brasil, o modelo racional-funcionalista vence e torna-se predominantemente o único modelo para a instituição do design. Nesse sentido, a obra de Sérgio Rodrigues, Walter Zanini, entre outros, permanece relegada ao status de artesanato.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
E correto o que se afirma na alternativa I, II e III.
Vejamos a analise das alternativas:
I - Alternativa correta. Sergio Rodrigues tinha preferencia por desenhar moveis utilizando a palinha, a madeira e o couro, materiais naturais.
II - Alternativa correta. Sergio Rodrigues e considerado o pai do design de identidade brasileira - o modernismo brasileiro.
III - Alternativa correta. A poltrona mole e uma das criacoes mais famosas de Sergio Rodrigues e integra o acervo de Design do MoMA de Nova York. - Museu de Arte Moderna.
IV - Alternativa incorreta. Sergio Rodrigues juntamente com Joaquim Tenreiro e Jose Zanine Caldas transformaram o design brasileiro em design industrial e nao artesanato.
Portanto e correto o que se afirma na alternativa I, II e III.