"Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil (1936) discute a identidade do brasileiro. Holanda (1936) elabora uma análise crítica do Brasil por meio da análise dos elementos estruturantes e das particularidades da sociedade brasileira. A obra possui um lastro cultural de base social importantíssimo, representa uma bipolaridade que influencia ainda hoje o comportamento nacional. Ora estabelece laços comunitários, ora apresenta uma reação intempestiva. O autor destaca a incapacidade de o brasileiro separar o público do privado. Buarque considera este um problema antigo
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas.
a)
Holanda estava preocupado em compreender as relações econômicas que determinaram o modo como os sujeitos históricos desenvolveram as diferentes formas de organização social.
b)
Holanda desenvolve o conceito de "homem cordial" para pensar a identidade do brasileiro, presente ainda hoje no comportamento da população.
c)
Holanda buscou, a partir do conceito de fatos sociais, explicar as relações de poder que se formaram na sociedade brasileira.
d)
Holanda entendeu, que a formação da sociedade brasileira ocorreu a partir do modo de produção capitalista, determinando as diferentes formas de exploração da vida humana.
e)
A partir da análise das ações sociais dos indivíduos, Holanda elaborou a compreensão dos aspectos que determinam o modo dos sujeitos sociais pensarem, sentirem e agirem.
Agora podemos.
A alternativa b está correta.
Partindo deste ponto, podemos notar que, o Sérgio Buarque em Raízes do Brasil, mostrar que, a adjetivação do homem brasileiro como cordial teria sido colocada como uma característica do povo Brasileiro.
Deste modo, o autor destrinchou as causas desta cordialidade e a partir daí visou explicar como a cordialidade é enraizada no perfil do povo brasileiro, contribuindo assim, para todas os problemas que conviveram e ainda convivem com as relações sociais no Brasil.
Resposta:
Explicação: b) Holanda desenvolve o conceito de "homem cordial" para pensar a identidade do brasileiro, presente ainda hoje no comportamento da população.