Será que o rei Luís XVI foi representado como o deus do sol por acaso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Louis XIV viveu entre os séculos XVII e XVIII. Nascido em 1638, ele subiu ao trono com apenas 5 anos, após a morte do seu pai, Louis XIII. Devido à sua parca idade, foi o cardeal Jules Mazarin que assumiu o governo do reinado até à sua maioridade. Em 1661, Louis XIV tomou posse e assumiu a sua função de monarca hereditário. Ele governava sozinho e detinha todos os poderes do Estado (“O Estado sou eu”!). Durante o seu reinado, a França viveu um período de monarquia absoluta. Segundo Louis XIV, os seus poderes eram provenientes do Direito Divino. Por conseguinte, ele seria o representante direto de Deus na Terra.
Louis XIV acabou se auto-proclamando “Le Roi-Soleil” (o Rei Sol). Ele pretendia se igualar ao astro-rei, aquele que brilha para todos e que dá vida à humanidade. O Sol se tornou, assim, o emblema de Louis XIV. Uma forma de demonstrar a seus súditos que seus poderes eram ilimitados e inesgotáveis.
Louis XIV levava tão a sério essa sua vontade de ser visto como um Rei Sol que todos os seus gestos cotidianos eram efetuados em público. Desta forma, a corte podia assistir todos os atos da vida do Rei ao longo do dia, desde que ele acordava até que ia dormir, passando mesmo pelas atividades íntimas. O sol é o símbolo da vida, mas também da ordem e do rigor. Ele servia também para lembrar aos súditos que toda contestação aos poderes do Rei acarretariam a morte do indivíduo contestatário.
A maior obra deixada pelo Rei Louis XIV foi o Château de Versailles (Castelo de Versalhes). Ele fica situado a cerca de 16 km de Paris. Imenso, lindo e de um luxo suntuoso, ele foi a residência de vários reis franceses como Louis XIV, Louis XV e Louis XVI. O jardim do Castelo é simplesmente deslumbrante. Se você estiver em Paris, não deixe de visitar. Vale muito a pena !!