Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da américa católica que sempre precisará de ridiculos tiranos"
O trecho musical acima faz uma crítica à:
A) tendência percebida nos países latino-americanos para instituir governos repressores.
B) carência de liberdade da sociedade civil para expressar sua doutrina político-religiosa.
C) posição política do Brasil adotada durante a Guerra Fria, aliada aos Estados Unidos, por questões estratégicas.
D) postura conservadora dos políticos brasileiros ao estabelecer a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:letra A
Explicação: A canção faz uma crítica à tradição autoritária presente no processo de formação histórica das Américas espanhola e portuguesa. Consolidada por meio do uso da força, a empresa colonial orientou o processo de formação de uma cultura política inclinada a medidas autoritárias para a afirmação de privilégios e projetos políticos avessos à conquista de poder das camadas populares. Observando o tempo histórico no qual a canção foi produzida, é possível afirmar que o artista pretendeu fazer uma crítica ao regime ditatorial inaugurado em março de 1964.
É correta a alternativa A, já que a América Latina foi colonizada por países que, no contexto da Colonização adotavam o Catolicismo como religião oficial, o que fez com que houvesse ampla difusão desta religião nesta região.
Deste modo a ideia de uma "América Católica" não está necessariamente ligada com a religião ou com algum tipo de crítica neste sentido, sendo apenas outra forma de se referir à América Latina. A crítica é feita aos governos autoritários que frequentemente e em diferentes partes de nossa história vemos surgir em nosso país e nos países vizinhos, tendo havido autoritarismo tanto na Colonização quanto nos sistemas independentes organizados depois dela.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/44920720