História, perguntado por andyyfotografia8423, 5 meses atrás

Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos? Um estilo tão empeçado*, um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado a toda a arte e a toda a natureza? Boa razão é também esta. O estilo há-de ser muito fácil e muito natural. Por isso Cristo comparou o pregar ao semear (...). Compara Cristo o pregar ao semear, porque o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte. *empeçado: com obstáculo, com empecilho. (Padre Antônio Vieira, "Sermão da Sexagésima") No fragmento, pode-se perceber que o tema central e o recurso de expressão principal a ele relacionado é:

Soluções para a tarefa

Respondido por marinalvaoliveira161
2

Resposta:

ME AJUDA

Explicação:

Quais mudanças você acredita que existam

entre a produção de milho na América pré-

-histórica e a produção desse artigo nas pro-

priedades agrícolas mais mecanizadas do

Brasil atual?

Respondido por gillmarjunior
14

Resposta:

Explicação:

a) O texto se chama Sermão da Sexagésima.  

b) Trata-se de um sermão, um discurso oral, sustentado por uma crença religiosa, que tematiza o comportamento humano perante os dogmas religiosos.  

c) O Padre questiona e critica o estilo que era usado nos púlpitos no século XVII, que para ele era difícil e afetado, quando deveria ser fácil e natural. Então, ele cita a comparação que Cristo fez entre o pregar e o semear. Para ele, o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte. E faz uma alusão ao modo harmônico e belo como as estrelas estão semeadas no céu, evitando o trabalho forçado da disposição planejada. Conclui dizendo que, dessa forma, os oradores "Pregam palavras de Deus, mas não pregam a Palavra de Deus."  

d) O orador usa a norma culta da língua, com vocabulário rico e pouco comum.  

e) Esse sermão, inicialmente, foi elaborado para ser proferido nos púlpitos, que são os altares das igrejas, mas foi também publicado e veiculado por meio de livros.

f) O autor produz frases complexas, utilizando coordenações e subordinações variadas.

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