Ser pássaro
Ah! Ser pássaro! ter toda a amplidão dos ares
Para as asas abrit, ruflantes e nervosas,
Dos parques atraves e dos moitais de rosas,
Nos floridos jardins, nas hortas e pomares.
Ser passaro, cantar, subir, voar na altura,
Pelos bosques sem fim, perder-se nas florestas,
Das folhagens do campo em meio da espessura,
Das auroras de abril nas cristalinas festas.
Tecer no tronco seco ou no tronco viçoso
O quente lar do amor, o carinhoso ninho,
De onde sairá mais tarde o pipilar mavioso
De um outro mais gentil e meigo passarinho,
Não temer o verão e não temer o inverno
Para tudo alcançar na leve subsistência,
No contínuo lidar, no labutar eterno,
Que é talvez da alegria a mais feliz essência.
Pesquise as figuras de linguagem abaixo e escreva a definição de cada uma delas com as suas palavras. METÁFORA, SINESTESIA, ALITERAÇÃO e ONOMATOPEIA. *
Voltando ao poema SER PÁSSARO. Verifique quais figuras de linguagens que você pesquisou estão presentes nele. Copie o verso e escreva o nome das figuras de linguagem que encontrar, apresentando uma breve explicação.
Soluções para a tarefa
Sugestão de definição das figuras de linguagem indicadas:
METÁFORA: comparação implícita entre dois termos ou ideias.
SINESTESIA: mistura de sensações diferentes em uma só impressão; mistura dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato).
ALITERAÇÃO: repetição de sons consonantais.
ONOMATOPEIA: tentativa de reprodução, por meio de palavras, de sons produzidos por animais ou coisas
As figuras de linguagem presentes no poema são:
metáfora: "ser pássaro" - comparação implícita entre a pessoa e o
pássaro.
aliteração: "Tecer no tronco seco ou no tronco viçoso" - repetição dos fonemas consonantais /k/ e /s/.
onomatopeia: "pipilar" - tentativa de reproduzir o som dos pássaros.
sinestesia: "o pipilar mavioso" - mistura de audição (pipilar) e tato (mavioso)