Ser farmacêutico pesquisador exige do profissional conhecimentos aprofundados em química farmacêutica, farmacotécnica e tecnologia farmacêutica, química analítica, farmacocinética e farmacodinâmica. A maioria das subsidiárias envolvidas com P&D dessas multinacionais está localizada nos países desenvolvidos, no entanto, observa-se atualmente um crescimento maior do direcionamento dos investimentos para países emergentes. Neste contexto, a produção de anticorpos monoclonais de especificidade antigênica conhecida foi conseguida com o desenvolvimento da tecnologia dos hibridomas descrita por G. Köhler e C. Milstein, em 1975. O hibridoma é o produto de fusão de uma célula de mieloma com um linfócito B normal. Freqüentemente, usam-se células de camundongos, nos quais os mielomas podem ser induzidos experimentalmente, fundindo-se essas células com linfócitos B de camundongo imunizado com antígeno conhecido, contra o qual deseja-se obter os anticorpos monoclonais. A técnica de hibridoma ou de fusão celular, produz os anticorpos monoclonais, este método ocorre através da manipulação genética de organismos vivos, na qual uma ou mais células são fundidas para formar novos organismos. Os anticorpos monoclonais são produzidos tendo como base o reconhecimento de um antígeno especifico.
ALMEIDA, J. P. P. E. H. Fármacos produzidos por processos biotecnológicos. 2009. Dissertação ( Mestrado em Controle de Qualidade) - Faculdade de Farmácia, Universidade do Porto, Porto, 2009
Os anticorpos monoclonais são amplamente utilizados no diagnóstico e tratamento de tumores, metástases, manipulação da resposta imune, na imunização passiva de infecções e toxinas, utilizados nos transplantes de tecidos e órgãos, controle de doenças autoimunes, podendo também ser usados em testes diagnósticos como a gravidez (detecção de anticorpos presentes na urina), em testes sorológicos com a finalidade de identificar microrganismos causadores de infecções, sendo utilizado na terapêutica isoladamente ou em associação.
Tomando como base as informações apresentadas, avalie as informações a seguir.
I. O medicamento ZMapp (Mapp Biopharmaceuticals) reúne 3 anticorpos monoclonais humanizados produzidos em folhas de tabaco, utilizado para tratamento contra o vírus Ebola.
II. O biofármaco palivizumabe é indicado para aumentar a proteção de bebês prematuros contra a infecção pelo vírus sincicial respiratório (VRS). É também um anticorpo monoclonal IgG1 humanizado, direcionado para o sítio antigênico A da proteína de fusão do vírus sincicial respiratório (VSR).
III. O maraviroque é um anticorpo monoclonal com atividade antirretroviral administrado por via oral para uso na terapia da AIDS. Essa substância interage com glicoproteína viral impedindo a fusão do vírus às membranas da célula do hospedeiro.
IV. O Daclizumab é um agente imunossupressor produzido a partir de anticorpos humanizados utilizado na prevenção da rejeição de transplante renal e o Infliximab, utilizado em pacientes com doença de Crohn.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I e II.
b.
III e IV.
c.
II, III e IV.
d.
I, II, III e IV.
e.
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
I, II, III e IV
Explicação:
corrigida pelo AVA
lucasvilela161p5ga05:
Muito obrigado Lyttzza, está CORRETO
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Contabilidade,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás