Sentido dos afixos Avel e ivel
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Os sufixos ível e ável parece procederem sempre de algum infinitivo: realizar - realizável, organizar - organizável, etc., mas nem sempre é assim. Há factível, que se tivesse seguido a regra geral, seria fazível, ou nos teria chegado como facível se em latim se tivesse formado facibilis, a partir do verbo facere. Factível muito provável e excepcionalmente vem do particípio latino factus, do já citado verbo facere. Outro é comestível, que vem do latim tardio, segundo alguns dicionários, como este, comestibilis. Gostaria de saber como chegaram a essa forma. Se o infinitivo latino era comedere, o mais provável teria sido comedibilis, que teria dado comedível em português, mas nem sempre o que deveria ser acaba sendo. Outro interessante é a possível. O infinitivo é potesse (poder) e a primeira pessoa é possum (posso).
Respondido por
1
Na Língua Portuguesa, os sufixos terminados em "ável" e "ível" estão diretamente relacionados aos verbos que estejam no infinitivo. Também podem servir como verbos infinitivos com relação de posse, na primeira pessoa.
os sufixos são elementos que se juntam ao radical de uma palavra, dessa maneira, alterando o sentido básico desta palavra.
O sufixo é o principal responsável da criação de outras palavras, já que estas possuem significados diferentes da estrutura inicial. São espécies palavras derivadas.
Existem três tipos de sufixos:
- Sufixo nominal: acompanha a formação do nome, por exemplo: cozinheiro.
- Sufixo verbal: acompanha um verbo, por exemplo: caracterizar.
- Sufixo adverbial: acompanha os advérbios, por exemplo: felizmente.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24697114
Anexos:
Perguntas interessantes