Sentaram-se lado a lado um jovem publicitário e um velhinho muito religioso. O rapaz falava animadamente sobre sua profissão, mas notou que o assunto não despertava o mesmo entusiasmo no parceiro. Justificou-se, quase desafiando, com o velho chavão:
– A propaganda é a alma do negócio.
– Sem dúvida, respondeu o velhinho. Mas sou daqueles que acham que o sujeito dessa frase devia ser o negócio.
1. A palavra alma tem o mesmo sentido para ambas as personagens? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim
Explicação:
Sim, pois ambos personagem falam "alma" no mesmo contexto, ou seja, que a alma é um "fator fundamental" ou "essencial", entretanto o velhinho acredita que o negócio é alma da propaganda, diferente do jovem publicitário.
A palavra "alma" apresenta diferentes sentidos em cada contexto. Na fala do religioso, quer dizer algo oposto ao corpo, à matéria. Refere-se à essência. Para o comerciante, relaciona-se à parte central do comércio, à chave para o sucesso do negócio.
Polissemia: os vários sentidos de uma palavra
Quando uma palavra apresenta mais de um sentido, dizemos que ocorre polissemia. Por exemplo, a palavra "canto" pode ter diferentes sentidos distintos, de junção entre duas paredes ou de som emitido por pássaros. Da mesma maneira, no enunciado, a palavra "alma" apresenta múltiplos sentidos.
Saiba mais sobre polissemia em: https://brainly.com.br/tarefa/28197857