Português, perguntado por liviaruan514, 8 meses atrás

senhora
José de Alencar
A leitura do trecho do romance senhora pressupõe que Aurélia ​


cristinabrunn422: letra e

Soluções para a tarefa

Respondido por kingofwar0606
148

Resposta:

D

Explicação:

Era desconhecida , portanto tinha uma velha parente que a acompanha


caduschumann: ta errada a resposta
michelejhml: C) era má e fria, por isso avaliava os perigos
da sociedade brasileira
essa é a certa ?
jainebrsrezende0: é letra e) Nesse romance os protagonistas mantêm um conflito ao longo da narrativa, revelando uma oposição entre o mundo do amor e o do dinheiro. Com isso, a obra traz marcas da sociedade burguesa brasileira em formação
jainebrsrezende0: vi no classroom
Respondido por moniquekucera
5

O enunciado completo para essa questão era que a leitura do trecho extraído do romance Senhora (1874-75), de José de Alencar, pressupõe que Aurélia:

  • era jovem rica e sagaz e por isso os candidatos deveriam reverenciá-la.​

Sendo assim, a alternativa correta é a letra e).  

Segundo o trecho "Assaltada por uma turba de pretendentes que a disputavam como o prêmio da vitória, Aurélia, com sagacidade admirável em sua idade, avaliou da situação difícil em que se  achava, e dos perigos que a ameaçavam." podemos notar como Aurélia era reverenciada pelos rapazes da alta sociedade, que a disputavam entre si.

A obra conta a história de Aurélia, uma moça que acabou ficando em uma má situação sendo criada por sua mãe, por conta da morte de seu pai. Em dado momento então surge um pretendente disposto a se casar com Aurélia: Seixas. Ele assume o compromisso com ela, porém acaba se arrependendo pelo fato da moça ser pobre, e então a abandona para ficar com uma moça rica, Adelaide.

Perto de falecer, o avô de Aurélia a deixa toda a sua fortuna. Após sua mãe falecer, ela acaba ficando órfã e tendo a tutoria de Sr. Lemos e D. Firmina. Ela, estando rica e frequentando de bailes da alta sociedade, acreditava que todos só se interessavam por ela por causa de sua beleza e do seu dinheiro. Ela então dá uma missão ao Sr. Lemos: arrumar um casamento com o Fernando Seixas, atual noivo de Adelaide. Mesmo sem conhecer a noiva, Seixas aceita a proposta ao receber um adiantamento do alto dote. Ao ser apresentado à Aurélia, Seixas se sente muito humilhado, pois havia rompido o noivado com ela para ficar noivo de Adelaide, que era mais rica.

Aurélia e Seixas vivem uma vida de aparências, e quando estão sozinhos, trocam acusações. Fernando se vê como um escravo de Aurélia, e então passa a recusar o luxo e começa a trabalhar dedicadamente. Devolve para Aurélia todo o dinheiro do dote e pede o divórcio. Aurélia então mostra a ele o seu testamento escrito no dia do casamento, onde ela lhe deixa toda sua fortuna e declara o seu amor por ele. Então no final eles acabam consumando o casamento.  

  • Trecho:

Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.

Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina.

A convicção geral era que o futuro da moça dependia exclusivamente de suas inclinações ou de seu capricho; e por isso todas as adorações se iam prostrar aos próprios pés do ídolo. Assaltada por uma turba de pretendentes que a disputavam como o prêmio da vitória, Aurélia, com sagacidade admirável em sua idade, avaliou da situação difícil em que se  achava, e dos perigos que a ameaçavam. [...]

Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3532575

Anexos:
Perguntas interessantes