Senhor do continente, Napoleão disseminou pelos países conquistados os princípios liberais franceses (...) e derrubou as velhas estruturas aristocráticas. Assim, os sucessos militares desde a Revolução deviam-se, em grande parte, aos princípios ideológicos franceses contra as tiranias do Antigo Regime. Entretanto, quando, no período imperial, a invasão foi acompanhada da exploração das populações locais e da submissão à França, os sucessos militares foram substituídos pela resistência dessas populações e pelo fracasso das conquistas napoleônicas."
Ao fenômeno descrito no texto pode-se associar que:
a) a imposição do domínio napoleônico na península Ibérica e na Rússia desembocou na luta nacionalista dessas regiões e no início da lenta decadência de Bonaparte.
b) as guerras de conquista napoleônicas objetivavam eliminar as manifestações nacionalistas e liberais decorrentes das ideias implantadas pela Revolução.
c) o domínio francês sobre as nações europeias incentivou e promoveu as revoltas liberais no século XIX e retardou os movimentos de independência das colônias da América.
d) o embargo econômico imposto à Inglaterra favoreceu o desenvolvimento de países emergentes e enfraqueceu a economia britânica e o poder militar de Bonaparte.
e) a hegemonia francesa sobre o continente resultou da neutralização de países poderosos, como a Inglaterra, a maior potência econômica do período.
Soluções para a tarefa
Respondido por
72
Resposta:
Letra A
Espero ter ajudado!
Bons estudos!
Respondido por
18
Resposta:
letra A
Explicação:
Ao fenômeno descrito no texto pode-se associar que:
a-
a imposição do domínio napoleônico na península Ibérica e na Rússia desembocou na luta nacionalista dessas regiões e no início da lenta decadência de Bonaparte.
Perguntas interessantes