Filosofia, perguntado por vitorinha78, 9 meses atrás

Sêneca discordava daqueles que achavam que a raiva era uma explosão irracional e incontrolável. Para ele, tratava-se de um problema que poderia ser enfrentado pela argumentação filosófica. Como reagir, então, filosoficamente às frustrações, em especial, à raiva, ou ira?

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

Para Sêneca a raiva ou a ira são consequências da grande expectativa que criamos de uma vida quase perfeita e que, quando nos deparamos com reveses, nos revoltamos,  tendo então, essas reações irracionais.

Porém, sabemos como Sêneca, que dificuldades e fracassos são inerentes à própria vida. isto é, pertencem à vida. Sêneca então nos ensina que se não podemos mudar as coisas, podemos mudar a nossa atitude diante dos problemas que são inevitáveis.

Sêneca dizia que a melhor forma de combater a raiva é estar preparado.  Isto não quer dizer que não devemos pensar positivamente, mas que devemos diariamente ter uma reflexão tranquila sobre tudo o que pode dar errado. Isto nos prepara psicologicamente para qualquer frustração que possa ocorrer.

Bons estudos!

Perguntas interessantes