Sendo problemas filosóficos sempre articulados aos seus contextos socioculturais, compreende-se que a formação cultural medieval na Europa tenha condicionado mudanças na atividade filosófica, pois:
A- A cultura cristã confirmava, sob o ponto de vista religioso do conhecimento revelado, todas as hipóteses anteriormente reformuladas pelos filósofos gregos, especialmente os pré-socráticos.
B- O cristianismo, ao introduzir noções como a de Deus criador e de pecado original, inseria novas questões à reflexão filosófica, ao mesmo tempo que exigia a definição dos vínculos entre conhecimento racional e conhecimento religioso.
C- O cristianismo proporcionou poucas transformações na filosofia ocidental, concordando com muitos preceitos da filosofia antiga, principalmente aquele que dizia ser a razão superior à fé.
D- O cristianismo, ao pretender-se como saber total, tornou o conhecimento filosófico simples exercício de erudição, desprovido de valor efetivo para as questões existenciais da humanidade.
E- É notável que o cristianismo, em que pese seu determinismo sobre os sentimentos, os pensamentos e comportamentos das pessoas, não tenha efetivado um intercâmbio com as proposições filosóficas de origem grega.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
B.
A filosofia cristã se inspirou muito em conceitos platônicos e aristotélicos, na tentativa de racionalizar a fé.
A filosofia cristã se inspirou muito em conceitos platônicos e aristotélicos, na tentativa de racionalizar a fé.
Perguntas interessantes