Sendo o desenvolvimento humano uma temática a ser pensada de forma efetiva, os professores têm papel essencial na formação do aluno, levando à prática uma ação pedagógica consciente e fundamentada em bases teóricas sólidas.
Elaborado pelo professor, 2018.
Sabendo da relevância da interação social para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
I. Por enfatizar a experiência social e escolar no desenvolvimento, a teoria Histórico-Cultural é vista como um aporte teórico para a reflexão da interação social.
PORQUE
II. A Teoria entende o homem em sua totalidade como ser biológico e social inserido em um contexto histórico, tendo a cultura grande papel no desenvolvimento psíquico.
A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
A escolha da teoria histórico-cultural como aporte teórico dessa reflexão deve-se ao fato de ela enfatizar a experiência social e escolar no desenvolvimento das formas de comportamento tipicamente humanas, dos chamados processos psicológicos superiores.
Diante disso, entendemos, pautados nessa perspectiva teórica, que o homem é compreendido em sua totalidade como ser biológico e social, fazendo parte de um contexto histórico em que a cultura possui um grande papel em seu desenvolvimento psíquico.
Pagina 153.
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I.
A alternativa 1 está correta.
A construção das reflexões de Vygotsky quanto o desenvolvimento da criança, estão ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.
Na realidade a fala tem importância para todas as atividades, porém, ela não se faz necessária dependendo da situação menos complexa que ela é inserida, podendo através de gestos a criança fornecer a resposta.